Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 22 de Novembro de 2010

Plano define diretrizes para evitar enchentes

Diversas ações de gestão ambiental do ambiente urbano serão previstas e poderão orientar o trabalho da Prefeitura no futuro

A Prefeitura de Curitiba vai contratar a empresa que fará, a partir de agora, o Plano Diretor de Drenagem, o primeiro da cidade de Curitiba, que vai prever medidas para revitalização dos rios e adequação da estrutura de drenagem da cidade. A partir de informações verificadas pela Prefeitura de Curitiba, a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) fará o trabalho, que deverá ter duração de até 18 meses, a partir da assinatura do contrato.

A empresa foi a vencedora da licitação pública, que analisou a documentação de habilitação, a proposta técnica e o preço apresentado. O valor da contratação será de R$ 2.976.139,93. O resultado da licitação foi anunciado nesta quinta-feira (18), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

A elaboração do Plano Diretor de Drenagem levará em conta o termo de referência e as especificações técnicas desenvolvidas por uma equipe de especialistas do IPPUC e das secretarias do Meio Ambiente e Obras Públicas, que levaram em conta as dificuldades apresentadas ao longo dos anos e as necessidades da cidade. O trabalho da empresa contratada terá o acompanhamento mensal de técnicos da Prefeitura. 

O Plano Diretor é uma importante ferramenta de planejamento e define diretrizes que orientam o trabalho, neste caso, na área de drenagem. Tendo as diretrizes urbanas e ambientais definidas em cenários de curto, médio e longo prazo, a nova ferramenta ajudará a Prefeitura na adoção de medidas para minimizar o impacto das enchentes na cidade.

“O resultado deste trabalho está diretamente ligado ao futuro da cidade. Não queremos que aconteça em Curitiba o que acontece em algumas cidades, como São Paulo. Com medidas adequadas e tomadas a tempo é possível reverter um quadro que, sem ações preventivas, pode resultar em prejuízo para a população e para a cidade”, afirma a engenheira do IPPUC, Marlise Jorge.

O Plano Diretor de Drenagem vai conter um diagnóstico sobre as condições das bacias hidrográficas do Atuba, Iguaçu, Barigui, Belém, Padilhas e Passaúna. Incluirá também medidas para a preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e reordenamento das ocupações irregulares.

E vai prever medidas para revitalização dos rios, adequação da estrutura de drenagem, implantação de bacias de contenção e acumulação, monitoramento do lançamento de esgoto e ações de desassoreamento, limpeza e drenagem.

Mudanças climáticas – O histórico pluviométrico da cidade sempre foi um fator importante para a definição das medidas a ser adotadas pela Prefeitura para prevenir o impacto das chuvas, que podem causar transtornos e riscos á população. Com o aumento da intensidade da chuva nos últimos anos, este aspecto passou a ser analisado com mais cuidado e rigor.

Uma das medidas preventivas que já vem sendo adotada pela Prefeitura é a exigência de implantação de caixas de contenção de águas pluviais. Conforme o tamanho do terreno e o percentual de área impermeável é definida a área reservada à caixa de contenção.

A medida vale para empreendimentos residenciais ou comerciais de pequeno ou grande porte e se aplica também nos casos de reforma e ampliação.  A área impermeável do terreno é o espaço no qual a água da chuva não pode alcançar o subsolo. O terreno torna-se impermeável quando concentra edificações, calçadas, estacionamentos, que impedem que a água das chuvas penetre no terreno.

Levantamento da Secretaria de Obras feito nos últimos sete anos revela que Curitiba tem hoje 150 mil metros cúbicos de caixas de contenção. “O objetivo é que, no pico da chuva, a água fique no imóvel e não sobrecarregue a estrutura da cidade para o escoamento das águas da chuva”, explica o engenheiro Wilson Ferreira de Almeida Júnior. Ele citou a iniciativa da Prefeitura, garantida por um decreto municipal, durante o primeiro curso de mudanças climáticas promovido esta semana no IPPUC para técnicos da Prefeitura.  

O tema mudanças climáticas é cada vez mais importante em áreas como planejamento urbano, meio ambiente e obras públicas. Especialistas no assunto estiveram na cidade para falar das mudanças e eventos de grande porte, inventário de emissões, estudo de vulnerabilidades, negociações e políticas internacionais de mudanças climáticas, políticas nacional, estadual e municipal. O curso faz parte do programa Bom Governo, da Prefeitura de Curitiba e teve a participação de 40 técnicos do IPPUC, Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Defesa Social, Urbanismo e Saúde.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.