Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 18 de Maio de 2010

Confirmado primeiro caso local da gripe A em 2010

Foi confirmado em Curitiba primeiro caso autóctone, com confirmação laboratorial, da nova gripe deste ano. Trata-se de uma mulher de 28 anos que não saiu da cidade ou teve contato com pessoas infectadas mas começou a manifestar os sintomas no final de abril. Até então havia sido confirmado em laboratório apenas o caso importado de um rapaz que desenvolveu a doença em janeiro, no retorno de uma viagem aos Estados Unidos. 

A nova paciente foi internada em um hospital privado, concluiu a recuperação em casa e já retomou suas atividades normais. Apesar de fazer parte de um os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde para vacinação (20-29 anos), ela não estava imunizada. As informações são do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.

"Esse episódio confirma que o vírus da gripe A / H1N1 está em circulação. Com isso, todos nós precisamos continuar observando as condutas de prevenção e, no caso de quem foi convocado para tomar a vacina, não  deixar passar a oportunidade", afirma a diretora do órgão, médica Karin Luhm. O alerta é dirigido  principalmente aos 63% dos curitibanos de 30 a 39 anos que ainda não tomaram a vacina.

Segundo o último boletim da Central de Vacinas, emitido na manhã desta segunda-feira (17), apenas 37% dos adultos na faixa etária estão protegidos contra a nova gripe. Das 317.472 pessoas aguardadas nas unidades municipais de saúde, apenas 67.719 tomaram a vacina. A dose será oferecida somente até a próxima sexta-feira (21), data marcada pelo Ministério da Saúde para o encerramento da campanha de vacinação em todo o país.


Fique longe do vírus H1N1

Entre as condutas de prevenção estão rotinas simples como lavar as mãos com água e sabão, usar lenços descartáveis para aparar a tosse e os espirros e manter os ambientes arejados. Além de evitar a nova gripe, isso ajuda a prevenir outras doenças respiratórias e também as de transmissão fecal-oral.

Portanto, até mesmo quem está vacinado não pode deixar de observar essas dicas.

Se isso não for suficiente e a pessoa adoecer, é importante observar os sintomas. Febre superior a 38º C com tosse e/ou dor de garganta podem ser sintomas da nova gripe. Nesse caso, a pessoa deve procurar assistência médica imediatamente, para definição da conduta terapêutica adequada.

A maioria dos pacientes desenvolve quadros leves - classificados como síndrome gripal. Depois de passar por avaliação médica, eles podem ser tratados em casa, onde tomam o antiviral sulfato de oseltamivir (Tamiflu) e cumprem período de isolamento domiciliar. Somente os casos mais graves são internados e são submetidos a exame laboratorial para comprovar a infecção.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.