Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 26 de Janeiro de 2011

Cursos gratuitos aumentam renda e qualidade de vida

O programa Vitrine Social é uma das ações da Fundação de Ação Social (FAS) para promover a inserção produtiva, o aumento do orçamento de casa e a melhoria na qualide de vida de famílias vulneráveis socialmente.

O programa, desenvolvido por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece diversos cursos gratuitos e atividades socieducativas. Em 2010, foram capacitados 320 participantes, em um total de 29 grupos. Os produtos desenvolvidos pelos alunos são vendidos na loja Vitrine Curitiba, que fica na Rua Monsenhor Celso, 35, Centro.

“Queremos intensificar a criação de oportunidades de geração de renda, para que a conquista pela a autonomia se torne uma realidade mais próxima das famílias curitibanas”, diz a presidente da FAS, Marry Ducci.

Sirlene Rodrigues da Silva, 43 anos, participou do programa, conta como o curso de qualificação profissional e a autonomia financeira mudou sua vida. “Para tudo, dependia do meu marido. Se fosse fazer alguma compra tinha que pensar bem para ver ser não ia faltar o dinheiro em outra coisa. Hoje, tenho a minha própria renda e não é só trabalhar, podemos passear também”, diz Sirlene, que de aluna passou à instrutora.

Tudo o que aprendeu durante dois anos de cursos, Sirlene repassa a seus aunos. “É uma satisfação ver o resultado final dos trabalhos, todos ficamos muito entusiasmados e com vontade de produzir cada vez mais”, afirma. Sirlene tem certificados dos cursos de patchwork, ponto cruz, pintura em caixa de madeira, chinelo decorado, customização e reaproveitamento de retalhos.

As ações do Vitrine Social estimulam, ainda, o resgate da dignidade, a valorização da pessoa e a melhor qualidade de vida.
“Além de aumentar a renda familiar e ter maior conhecimento, ampliei as minhas amizades e melhorei a minha autoestima depois dos cursos”, declara Geni Delmonde Segantini, outra aluna do Vitrine Social.

Ações socioeducativas - Em um primeiro momento, as famílias atendidas nos CRAS são convidadas a participar de ações socioeducativas. A proposta é oferecer novas possibilidades de crescimento e geração de trabalho e renda, através da criação de produtos artesanais e ou serviços.

Ao ingressar no curso, os participantes passam por cinco etapas – diagnóstico: identificação do público-alvo; sensibilização: perfil empreendedor; capacitação e qualificação profissional: ações com estimulo à criatividade; aperfeiçoamento e gestão: identificação da qualidade dos produtos e serviços; e produção e comercialização: fase de emancipação pessoal.

Serviço:

As inscrições são feitas nos CRAS. Os produtos confeccionados pelos participantes podem ser encontrados na loja Vitrine Curitiba, que fica na Rua Monsenhor Celso, 35, Centro.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.