Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 22 de Maio de 2010

FAS promove seminário sobre inclusão social da pessoa com deficiência

A Fundação de Ação Social (FAS) promoveu nesta sexta-feira (21) o 1º Seminário de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), que visa a ampliação de ações em conjunto com as comunidades para a inclusão social de pessoas com deficiência. O evento aconteceu na Universidade Positivo e contou com a presença de 90 profissionais da FAS.

O seminário faz parte das ações executadas pelo Amigo Curitibano, programa coordenado pela FAS e responsável pela aplicação das políticas públicas voltadas a implantação de serviços, ações e atividades para a pessoa com deficiência. "Buscamos neste encontro aprimorar o conhecimento dos profissionais e estabelecer estratégias para o fortalecimento da inclusão social da pessoa com deficiência em suas comunidades", disse o superintendente da FAS, Leandro Meller. 

No encontro, foram feitas apresentações sobre o programa Amigo Curitibano, com destaque para o atendimento realizado nos Centros de Convivência Amigo Curitibano, unidades da FAS especializadas para o atendimento a pessoa com deficiência.

Na sequência, o psicólogo Ginês Garcia apresentou uma palestra sobre "Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)", ação em que os profissionais vão à comunidade, realizam um diagnóstico da realidade local, identificam as pessoas com deficiência e seus familiares e trabalham em conjunto com lideranças locais para formular um plano de desenvolvimento de inclusão da pessoa com deficiência. Após a palestra, foram realizados debates sobre o tema, no objetivo de elaborar estratégias para aprimorar e ampliar a execução da RBC em todas as nove regionais administrativas da prefeitura.

"A reabilitação baseada na comunidade é uma ação ampla que visa recuperar e integrar a pessoa com deficiência na sua comunidade", disse a diretora da FAS, Cláudia Foltran. "O resultado dessa ação é a potencialização dos atendimentos do programa Amigo Curitibano e do sentimento de pertencimento e independência da pessoa com deficiência".

Amigo Curitibano - Criado nem 2005 e coordenado pela FAS, o programa Amigo Curitibano realiza ações preventivas, assistenciais e reabilitadores que visam a defesa dos direitos, a integração e socialização da pessoa com deficiência. Em 2009 o programa realizou mais de 55 mil atendimentos.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.