Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 26 de Maio de 2010

100% das escolas municipais de Curitiba terão bibliotecas

Das 179 escolas da Rede Municipal de Ensino, 124 já têm bibliotecas funcionando com acervo de quatro mil livros em cada unidade, em média. Dessa forma, Curitiba será um das primeiras cidades a se adequar à nova lei federal 12.244, que determina que todas as instituições educacionais públicas e privadas do Brasil deverão ter bibliotecas.

A lei sancionada nesta terça-feira (25) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece prazo máximo de dez anos para que as escolas instalem os acervos de livros, documentos e materiais videográficos. A ação da Prefeitura de Curitiba para garantir bibliotecas em todas as escolas municipais começou em 2005, com a implantação da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares.

Os investimentos da Prefeitura, nos últimos cinco anos e meio, foram de R$18 milhões aplicados na construção, reforma e ampliação de espaços para as bibliotecas, compra de materiais como computadores, impressoras e mobiliário, contratação e capacitação de agentes de leitura e aquisição de acervo. "Com esses investimentos e a abertura das bibliotecas, formamos crianças participativas, críticas, presentes. Com o incentivo à leitura, temos conseguido importantes avanços no desempenho escolar dos estudantes municipais", diz o prefeito Luciano Ducci,

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares é formada por 171 unidades, incluindo as bibliotecas das escolas e os Faróis do Saber. O acervo, que está informatizado, é de 700 mil livros. Antes de 2005, a Rede Municipal de Ensino contava apenas com 45 Faróis do Saber e 23 bibliotecas em escolas.

Na próxima quinta-feira (27) uma nova unidade será inaugurada: a biblioteca Ivo Rodrigues, em homenagem ao vocalista da banda Blindagem. A biblioteca será a primeira aberta em uma unidade de contraturno escolar, e funcionará no anexo da escola Municipal Madre Antônia, no Boa Vista.

Em março deste ano, a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU) e governo federal. A iniciativa foi a escolhida entre práticas de 700 prefeituras e passou a integrar um banco de dados da internet que reúne iniciativas de países da América Latina sobre os objetivos do milênio.

O prêmio foi entregue em Brasília, pelo presidente Lula, a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. "O reconhecimento é a certeza de que priorizar a educação foi um caminho acertado", diz Eleonora.

Acervo - A nova lei de número 12.244 busca a "universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País". A determinação prevê "um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares."

Nas escolas de Curitiba, o número médio é de 6,7 livros para cada estudante. Outra importante característica das bibliotecas escolares de Curitiba é a possibilidade de abertura para as comunidades. Mais de cem bibliotecas se abrem para o empréstimo de livros e pesquisas das pessoas do bairro.

Internet  - pesquisa pelo livro desejado pode ser feita na Rede de Bibliotecas Escolares antes mesmo da pessoa sair de casa. O acesso ao acervo de livros pode ser feito de qualquer computador conectado à internet pelo portal www.cidadedoconhecimento.org.br, da Secretaria Municipal da Educação. Basta clicar no link Rede de Bibliotecas, que está no menu de serviços do portal.

Nesta página, o usuário consultará a lista das bibliotecas mais perto de casa, obterá o número do telefone para fazer reserva de horário para acesso gratuito à internet ou poderá procurar no sistema informatizado um livro que queira ler, digitando palavras-chaves, título, autor ou assunto.


Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.