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Quarta, 26 de Maio de 2010

Luciano Ducci lança licitação internacional para primeiro trecho da Linha Verde Norte

O prefeito Luciano Ducci lançou nesta terça-feira (25) o edital de licitação para o primeiro trecho de obras da Linha Verde Norte. A exemplo da Linha Verde Sul, a antiga BR 116, do Jardim Botânico ao Atuba, será transformada em uma moderna avenida e corredor de transporte. "Em breve os bairros desta região terão os benefícios que já são realidade na Linha Verde Sul", disse Luciano Ducci.

A obra será financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pela Prefeitura. A licitação internacional vai escolher a empresa que fará as obras do primeiro trecho, da passarela do Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2.350m. O valor máximo desta licitação é de R$ 51.902.093,30. Participaram do lançamento do edital os vereadores João Cláudio Derosso, presidente da Câmara, Mario Celso, líder do governo, Jair Cézar, Tico Kuzma e João do Suco.

A licitação para as obras em Curitiba será a primeira a ser financiada pela AFD, em todo o Brasil. A escolha de Curitiba para começar a financiar obras e projetos no país foi uma decisão da Agência, que está no Brasil oficialmente, desde 2009. No início de maio, foram concluídas as negociações entre o Município, Governo Federal e a AFD, e a Prefeitura foi autorizada a iniciar as licitações dos projetos que compõem o financiamento. As obras do financiamento na Linha Verde Norte devem começar até o final deste ano. O edital de licitação estará disponível no site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br), em Secretaria de Obras.

A primeira licitação do financiamento da AFD para a Linha Verde levará obras a seis dos 11 bairros por onde a Linha Verde Norte passará - Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. Não serão incluídas as obras da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outra etapa dos trabalhos. Além das obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais e locais paralelas à canaleta (totalizando 10 pistas e mais duas faixas para o estacionamento de veículos nos dois sentidos), nova sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas), iluminação reforçada, ciclovia, calçada e paisagismo, estão incluídas nesta licitação as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e ampliação do viaduto da avenida Affonso Camargo, com a construção da Estação Jardim Botânico sobre o viaduto.

Ao todo, o financiamento da AFD terá três licitações para as obras do trecho norte da Linha Verde e a expectativa da Prefeitura de Curitiba é lançar em 2010 duas licitações. A próxima a ser publicada compreende o trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e o Atuba. Os trabalhos na Linha Verde Norte serão executados ao longo de aproximadamente 8km, desde o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia.

Ao sul, a Linha Verde já uniu dez bairros ao longo de um trecho de 9,4km de extensão. O trecho norte será semelhante - com canaletas exclusivas para os ônibus e, paralelas a ela, pistas marginais de passagem e vias locais (em frente ao comércio), iluminação renovada, ciclovia, calçadas, estações para o embarque e desembarque (serão nove no trecho norte) - a Linha Verde Norte terá como diferencial a construção de sete trincheiras e a ampliação de dois viadutos.

As obras que deverão ser concluídas entre 2012 e 2013, consolidarão o sexto eixo de transporte da Rede Integrada e será também a maior avenida de Curitiba, construída no trecho urbano da antiga BR-116. Ao todo, a Linha Verde terá cerca de 18km e permitirá a interligação de 20 bairros de Curitiba, antes separados pela rodovia.

A primeira obra da Linha Verde - A primeira das sete trincheiras da Linha Verde Norte acaba de entrar em obras (desde o dia 20 de maio) e vai ligar o Bacacheri ao Bairro Alto, entre a rua Gustavo Rattman (Bacacheri) e a José Zgoda (Bairro Alto). A conclusão desta trincheira é necessária para que possam ser feitas as obras da Linha Verde neste trecho. Isso porque os desvios necessários serão feitos por ela.

Depois de concluída a obra da Linha Verde, a trincheira que estará localizada entre as estações Vila Olímpica e Fagundes Varela, estará bem próxima à Estação Fagundes Varela, que será vinculada a um binário (formado pela Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro). A trincheira vai auxiliar na integração do transporte coletivo nesta estação.

As outras trincheiras da Linha Verde Norte são as duas do binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru;  uma na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; duas no Atuba e uma na rua Rio Juruá, no Bairro Alto. Os dois viadutos existentes, das avenidas Victor Ferreira do Amaral e Affonso Camargo, serão ampliados.

Três das nove estações da Linha Verde já têm a infraestrutura implantada, trabalho que foi feito durante as obras da Linha Verde Sul - estações PUC, UFPR e Avenida das Torres. As estações Jardim Botânico (cruzamento com a avenida Affonso Camargo) e Tarumã (cruzamento com a avenida Victor Ferreira do Amaral) terão integração vertical (ônibus embaixo e outro em cima) - por isso os viadutos serão alargados. A Estação Vila Olímpica não terá integração. As estações Fagundes Varela, Solar e Atuba terão operação semelhante ao trecho Sul.

Ao todo, serão implantados três sistemas binários, formados pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (entre as estações Jardim Botânico e Tarumã, mas não vinculado a estação de embarque e desembarque), Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro (vinculado à Estação Fagundes Varela); Tietê e Mucuri (vinculado à Estação Solar).


Conheça o que será feito na Linha Verde Norte:

Extensão da 1ª licitação da Linha Verde: 2.350m
Valor: R$ 51.902.093,30
Obras: drenagem, canaleta, pistas marginais e locais, calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização, paisagismo, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães, ampliação do viaduto da avenida Affonso Camargo, Estação Jardim Botânico.
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento
Valor do financiamento da AFD para a Linha Verde Norte: 37 milhões de Euros
Total de licitações: 3
Prazo para execução: o primeiro trecho entra em obras em 2010. Todas as obras deverão estar prontas entre 2012 e 2013.


Bairros por onde a Linha Verde Norte passará
- Jardim Botânico
- Jardim das Américas
- Cajuru
- Cristo Rei
- Capão da Imbuia
- Tarumã
- Jardim Social
- Bairro Alto
- Bacacheri
- Tingui
- Atuba


Sete trincheiras:
- Uma entre a rua Gustavo Rattman (Bacacheri) e a José Zgoda (Bairro Alto) - em obras
- Duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru
- Uma na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã
- Duas no Atuba
- Uma na rua Rio Juruá, no Bairro Alto


Ampliação de dois viadutos:
- Avenida Victor Ferreira do Amaral
- Avenida Affonso Camargo


Estações (9):
- Atuba
- Solar
- Fagundes Varela
- Vila Olímpica
- Tarumã
- Jardim Botânico
- Avenida das Torres
- UFPR
- PUC


Binários:
- Ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (não vinculado a estação de embarque e desembarque)
- Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro (vinculado à Estação Fagundes Varela)
- Tietê e Mucuri (vinculado à Estação Solar)

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