Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 17 de Março de 2011

Instituições ganham novos jogos para brinquedotecas

Gestores das 25 instituições sociais conveniadas à Fundação de Ação Social (FAS) receberam, nesta quinta-feira (17), os jogos e brinquedos que vão compor brinquedotecas instaladas nas entidades participantes do Projeto Parceria Nota 10, coordenado pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

O repasse dos materiais foi acompanhado pela presidente da FAS, Marry Ducci, durante a abertura do encontro de gestores das entidades participantes do Parceria Nota 10, que atende cerca de 2.000 crianças e adolescentes nas comunidades mais necessitadas da cidade.

“Quero dar as boas-vindas a todos e agradecer pelo trabalho dedicado que vocês realizam com as nossas crianças e adolescentes dentro de suas instituições, que são nossas grandes parceiras”, afirmou Marry Ducci. “Que estes jogos e brinquedos sirvam de incentivo ao aprendizado e também para muita diversão”.

Entre outros, foram repassados jogos de tabuleiros, para montagens e desenvolvimento de coordenação-motora, e recreativos (bambolês e bonecos fantoches). “Queremos que estas doações ajudem a reforçar o aprendizado, especialmente nos momentos de descontração e de brincadeiras destas crianças e adolescentes”, disse a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira.

Pensar e Agir - Os jogos educativos em 22 brinquedotecas, das quais 20 funcionam nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e duas são itinerantes. Para uso correto dos jogos, cerca de 40 profissionais da FAS, entre educadores e técnicos, irão participar nesta sexta-feira (18) de uma capacitação promovida pela Oficina do Pensar e Agir. Serão duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, com carga horária total de 40 horas.

“O nosso objetivo é ampliar o repertório lúdico do educador e do técnico para utilizar com qualidade os recursos disponíveis nas brinquedotecas dos CRAS”, diz a presidente da FAS, Marry Ducci. 

A capacitação será ministrada por Maurício Araújo Lima, presidente do Instituto Gerson Sabino, entidade sem fins lucrativos que visa incentivar a utilização de jogos em atividades educacionais e educativas. Fazem parte do conteúdo programático da capacitação regras e formas de aplicação dos jogos que compõem a maleta da Oficina do Pensar e Agir.

Entre os jogos estão o Speculate, que remete a jogos de dados tradicionais, mas com estratégias; Jogo da Onça, estratégias indígenas brasileiras, mostra que o importante é saber lidar com a individualidade e com o coletivo; Vikings, jogo precursor do xadrez, trabalha a antecipação, o posicionamento e a finalização.

Ainda há os jogos de Equilíbrio, Senet, Jogo Real de Ur, Oska, Mehen, Mancala, Arranha-céu e Xo Dou Qi. De acordo com a organização, a apresentação dos conteúdos será prática, os participantes irão manusear o material e interagir com o mesmo e os outros profissionais sob a orientação do professor.

A Oficina do Pensar e Agir propõe uma ação educativa baseada em uma série de jogos de tabuleiro, desenvolvida e sistematizada pela origem em conjunto com um grupo de pesquisadores em educação.
Por meio de atividades lúdicas, esse trabalho possibilita às crianças e aos jovens o desenvolvimento da criatividade, do espírito de parceria e da visão estratégica, a definição de metas e o exercício da competitividade com limites.

Educação ambiental – O encontro desta quinta-feira (17) reuniu os gestores para também participarem das atividades de troca de experiências. Uma visita técnica foi programa para os representantes na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), que é administrada pelo IPCC no município metropolitano de Campo Magro. Lá, os gestores serão sensibilizados pelo programa de separação de resíduos sólidos, mantido em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

“Queremos conhecer melhor o processo de separação do lixo sólido do nosso município, para poder incrementar a educação ambiental aplicada em programas dentro da nossa instituição”, afirmou Geraldo Mazela Turcato, presidente da Associação Moradias Zimbros, da CIC.

O Projeto Parceria Nota 10, inscrito junto ao Conselho de Direitos das Crianças e Adolescentes (COMTIBA), é coordenado pelo Instituto Pró-Cidadania. O Projeto prevê o repasse de materiais escolares, esportivos e de higiene usados pelas crianças e adolescentes de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Participaram do Encontro, gestores e representantes das seguintes instituições sociais:

>> ALVORECER AÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL
>> ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PRESBITERIANA - CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MIRIAM
>> ASSOCIAÇÃO CRISTÃ LAR DONA NENÊ
>> CEI TIA LÚCIA
>> ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DAS MORADIAS ZIMBROS
>> LIGA DAS SENHORAS CATÓLICAS DE CURITIBA
>> ABBA/PS - CIDADE REFÚGIO
>> SOCIEDADE PARANAENSE DIVINA PROVIDÊNCIA - CENTRO SOCIAL DIVINA PROVIDÊNCIA
>> OSSA - ASSOCIAÇÃO ROGACIONISTA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL – OBRA
>> VOICE FOR CHANGE
>> UNIDADE  PÓLO JOANA D´ÁRC RUA ASSIS DE BRITO
>> CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL RECANTO ESPERANÇA
>> NÚCLEO DE APOIO EDUCATIVO ‘A CRIANÇA EXÉRCITO DA SALVAÇÃO
>> ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE RENASCER
>> ASSOCIAÇÃO PEQUENA OBRA FRANCICANA
>> CENTRO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL VIDA NOVA
>> CENTRO SOCIO EDUCACIONAL ESPERANÇA- CSEE
>> ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A INFÂNCIA VOVÔ VITORINO
>> ASSOCIAÇÃO GUADALUPANA DE EDUCAÇÃO LASSALISTA
>> CID - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DIGITAL
>> ASSOCIAÇÃO ÍCARO MARCOLIN
>> VIDA PROMOÇÃO SOCIAL 
>> NACEP – ASSOCIAÇÃO NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM CANCÊR DO PR
>> ACONTECER – ( PAROLIM)
>> ABRINDO CAMINHO

 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.