Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 24 de Março de 2011

Cohab reúne famílias que vão deixar o Ribeirão dos Padilha

As 584 famílias das vilas Esmeralda, Mariana, Rex e Gralha Azul estão sendo convidadas pela Cohab para conhecer detalhes dos projetos de intervenção na região da bacia do Ribeirão dos Padilha e da margem da rodovia do Xisto. “Este projeto faz parte do amplo programa de urbanização de ocupações irregulares que a Prefeitura está realizando por toda a cidade. As famílias deixam situação de insalubridade e risco social e passam a viver em moradias seguras com direito garantido às escrituras dos imóveis”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Das 584 famílias beneficiadas, 466 serão reassentadas no empreendimento Moradias Boa Esperança, que está sendo construído no bairro Tatuquara. Os recursos são do programa Minha Casa Minha Vida. As demais 118 famílias serão atendidas com obras de urbanização e melhorias habitacionais no próprio local onde vivem.

O projeto da Cohab de intervenção nas vilas da rodovia do Xisto e Ribeirão dos Padilha também vai receber recursos da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Os investimentos da prefeitura e governo federal para reassentamentos, obras de urbanização e projetos sociais somados chegam a R$ 22,8 milhões.

Reuniões - Nesta quarta-feira, 23, os moradores da Vila Mariana participaram da reunião com técnicos da Cohab que explicaram a intervenção que será feita na área. Do encontro, participaram as famílias que vivem que moram na faixa de preservação permanente do rio e que precisarão ser reassentadas. Muitas delas foram afetadas pelas chuvas no final do mês de janeiro e, agora, têm a oportunidade de mudar para um lugar seguro. Nesta quinta-feira, 24, acontecem reuniões com os moradores das vilas Esmeralda, Rex e Gralha Azul.

Kátia Ferreira da Cunha, 20 anos, está muito feliz em ser beneficiada. Ela vive na Vila Mariana com a mãe, que é diarista, além do marido desempregado e da pequena Gabriele, de seis meses. “Moramos em uma casa de madeira colada no rio. Os quartos estão caindo de podres, porque entra bastante água quando chove e não precisa nem dar enchente, molha por causa das goteiras também”, conta.

A família está ansiosa em mudar de vida. “Essa casa será um grande presente para nós. O lugar é ótimo, o valor que vamos pagar também é bom. Vamos deixar para trás o sofrimento para começar uma vida nova”, diz Kátia.

A atendente de telemarketing Andrea Fernandes, 23 anos, mora na Vila Mariana com o filho de três anos, em uma casa de fundos no mesmo terreno onde vive a mãe. “Aqui enfrentamos muita dificuldade. O terreno vive alagando, meus móveis estão apodrecendo. Em janeiro minha irmã faleceu de leptospirose, por causa do contato com água de enchente. Uma tristeza”, afirma.

Com relação à chance de ir para um lugar melhor ela é enfática: “Graças a Deus! Estamos muito contentes em receber esta oportunidade. Ir para uma casa segura, bonita, é a realização de um sonho”, diz.

Financiamento - No fim da reunião, os participantes são chamados para agendar individualmente a data de entrega da documentação necessária para aprovar o financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O financiamento às famílias será feito em 10 anos, com prestações que não podem exceder 10% da renda familiar.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.