Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 14 de Abril de 2011

Jardinagem e culinária infantil na Semana dos Orgânicos

A Semana dos Orgânicos começou nesta quarta-feira (13), no Mercado Municipal de Curitiba, com um grupo de crianças aprendendo a preparar refeições naturais e com alimentos sem agrotóxicos.

Até domingo (17), a Semana dos Orgânicos terá palestras, oficinas, harmonização de bebidas, degustações e até sessões de tratamento de beleza com cosméticos livres de agrotóxicos. No domingo, o chef Celso Freire encerra a programação com uma aula de culinária orgânica na cozinha experimental do mercado.

As oficinas de culinária infantil são comandadas pelo chef Douglas Valente. Na primeira aula as crianças aprenderam a preparar sucos naturais com ingredientes orgânicos como pepino, couve, cenoura, maçãs, inhame e até mesmo salsinha. Leites vegetais também estão no cardápio do curso.

 Adultos também podem participar das oficinas infantis como Maria Beatriz Coimbra que pretende ensinar o que aprendeu a outras pessoas. “Trabalho com um grupo de serviços voluntários e vamos multiplicar esses ensinamentos nas instituições que atendemos”, conta Maria Beatriz.

A Semana dos Orgânicos é organizada pelos comerciantes do Mercado de Orgânicos, anexo ao tradicional Mercado Municipal de Curitiba. O objetivo é difundir conceitos e o consumo dos produtos orgânicos.

“O mais interessante é que iniciativa partiu dos comerciantes, que decidiram inclusive a programação”, diz a consultora e gestora do Projeto de Hortifrutigranjeiros do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães. A Secretaria Municipal do Abastecimento e a Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal estão apoiando o evento.

O  Mercado de Orgânicos de Curitiba, o primeiro público do país, tem 17 lojas variadas, de alimentos a artesanatos, cosméticos e roupas. Além das instalações, todos as lojas e produtos comercializados são certificados, garantindo ao consumidor a procedência livre de agrotóxicos.

Programação - Os produtos comercializados durante a Semana de Orgânicos terão descontos especiais. Também serão distribuídas cartilhas sobre a produção orgânica e realizados cursos de culinária orgânica. Para as crianças, haverá oficinas de montagem de minijardins.
 
Entre os temas abordados nas palestras estão bem-estar e saúde na aromaterapia; orgânicos e saúde: alimentando a imunidade; medicina da ciência moderna e produtos orgânicos e café orgânico.
 
Participam da iniciativa as empresas Biossana Orgânicos, Capulho Roupas Orgânicas, Ceccon Produtos Orgânicos, Nico’s Café Orgânico, Nico’s Empório, Natural Market, Cativa Natureza Cosméticos Orgânicos, Ohana Restaurante, Organique Essentiel, Taurino´s Organic, Arte Verde Comida Orgânica, Native Produtos da Natureza, Couve & Flor Vegetais Orgânicos, JP Frutas Legumes e Hortaliças.
 
Segundo levantamento feito pela ong Projeto Organics Brasil, que reúne empresas exportadoras de produtos e insumos orgânicos, a venda de produtos orgânicos no país alcançou, apenas em 2010, o equivalente a R$ 350 milhões, valor 40% superior ao registrado em 2009.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DOS ORGÂNICOS

Quarta-feira, 10 de abril
10h - Oficina e Exposição de de Minijardim e Horta
10h às 16h – Massoterapia
14h30 – Culinária orgânica infantil


Quinta-feira, 11 de abril
10h - Oficina e Exposição de de Minijardim e Horta
10h às 16h – Massoterapia
11h – Culinária Orgânica


Sexta-feira, 12 de abril
10h - Oficina e Exposição de de Minijardim e Horta
10h às 16h – Massoterapia
14h – Oficina com Drº Orgânico e Merendeiras, projeto da Itaipu Binacional


Sábado, 13 de abril
 10h - Oficina e Exposição de de Minijardim e Horta
10h às 11h30 – Cerveja Orgânica: A arte de combinar comida com cerveja
14h – Medicina da ciência moderna e produtos orgânicos
15h – Universo do café e seus benefícios, com demonstração de preparo


Domingo, 17 de abril
 10h - Oficina e Exposição de de Minijardim e Horta
10h – Produção, qualidade e sustentabilidade dos alimentos orgânicos
11h – Culinária Orgânica – Chef Celso Freire

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.