Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 14 de Abril de 2011

Moradores do Bairro Novo, CIC e Pinheirinho apresentam sugestões ao orçamento 2012

Cerca de 200 pessoas participaram da consulta pública para a realização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, no Clube da Gente do Bairro Novo. Moradores, comerciantes e lideranças comunitárias puderam sugerir e discutir obras que acham importantes para serem incluídas no orçamento da cidade para o próximo ano.

A LDO definirá a prioridade dos investimentos da Prefeitura para 2012. As consultas públicas são realizadas nas nove regionais da cidade. Na noite de quarta-feira (13), além do Bairro Novo aconteceram audiências nas Regionais do CIC e do Pinheirinho.

Na noite de terça-feira (12) foram feitas consultas públicas no Boqueirão, Matriz e Boa Vista. Nesta quinta-feira (14), a partir das 19 horas, será a vez dos moradores do Cajuru, Portão e Santa Felicidade discutirem as prioridades para o orçamento de 2012.

Nas consultas públicas participam representantes de todas as secretárias e órgãos da Prefeitura. No Bairro Novo a população sugeriu asfalto e mais vagas em creches.

A administradora da regional, Elci Dulce Sfredo, explicou que o prefeito Luciano Ducci assinou ordens de serviço para a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sítio Cercado V e a ampliação do CMEI Vila Vitória, ambos no Bairro Novo.

Sobre o asfalto foi lembrado sobre a revitalização que a Prefeitura faz na rua Eduardo Pinto da Rocha. A revitalização completa dos 5,5 quilômetros da rua vai atender 137 mil moradores dos bairros do Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho e Alto Boqueirão.

Famílias

Várias famílias do Bairro Novo aproveitaram a consulta pública para acompanhar os trabalhos que a Prefeitura faz na região. Sérgio Roberto Rosa levou o filho João de 8 anos e a mulher Regina da Silva para a consulta pública. "Essa é a segunda vez que venho. Já conseguimos melhorias em asfalto e no cuidado de praças", disse Sérgio.

O secretário municipal do Planejamento e presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Carlos Homero Giacomini, explicou que o Bairro Novo é uma das regiões da cidade que mais se desenvolve. "A cidade nunca está pronta, todos os dias surgem novas demandas. Por isso estamos aqui para ouvir vocês", afirmou.

"Participar dessas consultas é um direito nosso", afirmou Weryka Ferreira da Silva, que há um ano se mudou de João Pessoa, Paraíba, e hoje mora no Sítio Cercado. "Fiquei surpresa com a limpeza da cidade. Meu filho estuda na creche Lala Schneider. Fiquei encantada com a creche", disse.

A elaboração da LDO é determinada pelo artigo 165 da Constituição Federal de 1988. A Lei Complementar Federal 101, de maio de 2000, estabelece que sejam realizados consultas e debates públicos, tornando mais democrático o processo de construção dos orçamentos públicos.

Como participar - Os cidadãos também podem fazer sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias pela internet. No portal da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), basta clicar na imagem das Consultas Públicas sobre o Orçamento 2012. Após completar o cadastro, cada pessoa pode fazer três sugestões. As indicações também podem ser feitas pelo telefone 156.

Agenda
A partir das 19h

Dia 14

Regional Cajuru - Escola Municipal Omar Sabbag, rua Pedro Bocchino, 140, Vila Oficinas
Regional Portão - Rua da Cidadania Fazendinha, rua Carlos Klemz, 1700, Fazendinha
Regional Santa Felicidade - Rua da Cidadania Santa Felicidade, Via Veneto, s/nº, Santa Felicidade
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.