Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 2 de Junho de 2010

Alunos superdotados criam texto, cenário e fantasias de teatro

Um grupo de estudantes de escolas municipais com altas habilidades, os chamados superdotados, está ensaiando uma peça teatral escrita e produzida por eles. O espetáculo deverá estrear em novembro, durante o segundo Encontro para Apresentação de Projetos e Atividades dos Estudantes com Altas Habilidades da Rede Municipal de Ensino.

A montagem da peça foi resultado do curso de teatro oferecido ao grupo dentro das atividades de enriquecimento curricular para estudantes com potencial intelectual acima da média.

A peça montada pelos estudantes conta a história de Tutaralancom V, um aventureiro criado por eles que é desprezado na vila onde mora e sai em busca de um tesouro encantado.

O grupo é formado por crianças de diferentes escolas municipais. No período contrário aos estudos elas se reúnem no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação para as atividades extracurriculares.

O curso de teatro foi ofertado em parceria entre a Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais e a Coordenação de Artes, Teatro e Dança do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação.

Os trabalhos para criar o texto, elaborar as cenas, fantasias e cenários começou após o grupo de nove meninos e meninas assistir a um espetáculo sobre a lenda das Cataratas, no Teatro Guaíra.

"É uma história assustadora porque história sem perigo não tem emoção", diz a estudante da Escola Municipal Nivaldo Braga Letícia Neuber, de 7 anos.

O estudante da Escola Municipal Don Manuel DÉlbux  Bruno Branco, de 8 anos, foi o idealizador do personagem principal. "A gente tem muita criatividade para fazer a história e por isso ela vai ficando cada vez mais legal", diz o garoto. Bruno pretende ser ator e dedica-se muito aos ensaios. "Os atores da TV Globo também passaram por oficinas de teatro na escola", diz o garoto orgulhoso de seu desempenho.

Alto potêncial - Oferecer atividades de enriquecimento curricular aos estudantes com altas habilidades é uma proposta desenvolvida pela Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais, da Secretaria Municipal da Educação, para aproveitar e promover as habilidades das crianças com alto potencial cognitivo. Além do curso de teatro os estudantes participam de atividades de informática, robótica, meio ambiente e música.

As atividades são oferecidas para grupos diferentes de estudantes, considerando a afinidade das crianças pelos temas. "Buscamos sempre novos desafios para este grupo que necessita de atendimento educacional diferenciado, porque são crianças que agem, aprendem e raciocinam de maneira diferente", afirma a professora Eliane Titon. "Se não fizéssemos isso, deixaríamos de aproveitar estas habilidades", acrescenta. 

Ensinar os estudantes com altas habilidades a interpretar foi um desafio para a coordenadora da área de artes do Departamento de Ensino Fundamental, Josiane de Oliveira Fonseca. "São crianças que se diferenciam no seu potencial intelectual elevado. São pesquisadoras e têm interesse por todas as questões apresentadas", diz Josiane.

A técnica usada pela professora foi o do teatro de improvisação. Todos do grupo se revezam na interpretação dos personagens. "Essa é uma história para ser feita e não para ser contada", diz a professora.  Fazer os estudantes retomar uma cena ou refazer uma fala não é tarefa fácil. "É preciso acrescentar sempre um novo desafio para não interromper o processo criativo destes estudantes que é muito intenso", diz.

Os ensaios da peça acontecem até 29 de junho. Uma estréia para os familiares deve acontecer antes da apresentação oficial no Encontro para Apresentação de Projetos e Atividades dos Estudantes com Altas Habilidades da Rede Municipal de Ensino.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.