Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 11 de Junho de 2010

Unidade Jardim Paranaense abre turma do "Alfabetizando com Saúde"

A Unidade de Saúde da Família Jardim Paranaense, na Regional Boqueirão, abrirá nesta segunda-feira (14) sua primeira turma do programa Alfabetizando com Saúde - iniciativa da Prefeitura que ensina adultos a ler e escrever a partir de temas relacionados à saúde. São dez alunos com mais de 50 anos que terão aulas todas as segundas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h30, na sala do Espaço Saúde, com as voluntárias Eliana dos Reis e Sueli Fachetti.

Segundo a autoridade sanitária local, enfermeira Sônia Maria Coelho, sua equipe começou a divulgar o programa assim que percebeu a dificuldade de alguns usuários para entender e seguir corretamente as prescrições médicas. "O analfabetismo ou a alfabetização precária desses usuários comprometem o sucesso da estratégia de saúde desenvolvida para eles, que têm todo o ânimo para reverter esse quadro", conta.

Essa será a primeira turma do Alfabetizando com Saúde no Jardim Paranaense. Em breve, a área poderá ganhar um segundo grupo, já que há interessados em fila de espera. "Depende apenas de confirmarmos o interesse desses usuários e definirmos quem seriam os voluntários à frente dessa nova turma", afirma a enfermeira.

O programa - que hoje conta com 342 alunos distribuídos em 39 turmas orientadas por 61 voluntários - foi implantado há 9 anos pelo prefeito Luciano Ducci. Na época, ele era secretário municipal da Saúde e percebeu a dificuldade de alguns usuários para ações simples como tomar o remédio certo ou identificar o ônibus em que precisa embarcar.

A iniciativo, que usa material pedagógico próprio, já foi usada no programa de alfabetização desencadeado em 2006, na província africana de Cabo Delgado. Dois anos depois recebeu da Unesco - o braço das Nações Unidas voltado para as áreas de educação ciência e cultura - o Prêmio Internacional de Alfabetização.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.