Quinta, 22 de Abril de 2010
A Secretaria Municipal da Saúde autuou, no final da tarde desta terça-feira (20), a farmácia de manipulação A Medical, no Centro. O estabelecimento manipulava substâncias para emagrecer associadas - prática proibida pela Resolução 58/2007 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além disso, aviava prescrições de sibutramina em receituário branco, quando o correto, por se tratar de um anorexígeno, é o azul. A previsão está na Resolução 10/2010, em vigor desde 30 de março.
A autuação aconteceu durante ação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, que faz a inspeção de rotina desses estabelecimentos por meio de equipes da Vigilância Sanitária. A ação também foi acompanhada pelo Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) e pelo Conselho Regional de Farmácia.
A Vigilância Sanitária notificará o Conselho Regional de Medicina sobre as conclusões da ação, uma vez que grande parte das prescrições recebidas para aviamento pela farmácia são de apenas três médicos. Um deles é irmãos do proprietário. O responsável pela farmácia tem quinze dias para apresentar defesa.