Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 3 de Julho de 2010

Saúde convoca supermercados para audiência pública

Assim como os consumidores devem prestar atenção nos alimentos e itens de cuidados pessoais que levam para casa, os supermercados também precisam estar atentos ao comprar produtos para abastecer suas gôndolas.

Além de causar danos à saúde dos clientes, produtos irregulares podem acarretar apreensões, multas e até a interdição de estabelecimentos.

Para prevenir essas e outras ocorrências na rotina dos supermercados, o Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta semana uma audiência pública para o setor.

O encontro reuniu 89 representantes do segmento. O diretor administrativo e financeiro da rede Condor, Wanclei Benedito Said, fez parte do grupo. Segundo ele, a oportunidade foi especial porque precisa manter atualizados os cerca de 2 mil funcionários que trabalham nas quinze lojas que a empresa mantém em Curitiba.

Para o diretor do CSA, Sezifredo Paz, a intenção da audiência foi apresentar as normas de interesse do setor, ouvir opiniões e tirar dúvidas. "A ideia é ampliar a parceria com esse setor, em benefício da saúde dos consumidores", disse Paz.

Além de se informar sobre quais documentos precisam ser verificados junto aos fornecedores de produtos que exigem ou não registro no Ministério da Saúde, os participantes receberam esclarecimentos sobre embalagens para transporte e rotulagem de hortaliças; validade pós-fracionamento de produtos; organização e higiene de depósitos; regularização das empresas fornecedoras de alimentos para os funcionários dos supermercados; e disposição de produtos dietéticos, sem glúten, light e orgânicos nas prateleiras.  

"Essa ação visa evitar que o desconhecimento ou a desconsideração dessas normas coloque em risco a saúde do consumidor e, em conseqüência, que a vigilância sanitária precise tomar medidas enérgicas contra os estabelecimentos", observou a responsável pela área de alimentos do Centro de Saúde Ambiental, Ana Valéria Carli.

O grupo que compareceu à audiência também recebeu da SMS a proposta de norma técnica referente ao fracionamento de carnes congeladas para venda em balcões de autosserviço refrigerados.

A intenção é autorizar o procedimento, desde que observada a proteção à saúde do trabalhador. Entre outros detalhes, a proposta prevê que as carnes sejam manipuladas em ambiente climatizado a 5º C por funcionários usando equipamento de proteção individual (como luvas e touca).O texto será submetido a consulta pública.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.