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Terça, 27 de Abril de 2010

Matemática abre rodada de 700 mil provas nas escolas municipais

A Prefeitura de Curitiba vai elaborar novas estratégias de ensino para serem aplicadas em sala de aula com todos os estudantes da rede de escolas municipais. As mudanças serão feitas a partir dos resultados apresentados por 100 mil estudantes nas avaliações de aprendizagem que começaram a ser aplicadas na manhã desta segunda-feira (26), em 176 escolas. Até o dia 3 de maio, serão respondidas 700 mil provas que servirão para diagnosticar a educação municipal em Curitiba.
 
A primeira prova aplicada foi a de matemática para estudantes do 1º ao 9º ano, e da educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão respondidas também provas de língua portuguesa, ciências, história, geografia e inglês. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade do ensino
"Estamos radiografando o ensino municipal para verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e de ensino e aprendizagem, para interferir positivamente", diz a secretária municipal da educação, Eleonora Bonato Fruet.

As respostas dadas pelos estudantes em cada uma das provas servirão para que professores e equipes pedagógicas discutam novas estratégias de ensino. Os pais também saberão mais sobre o desempenho de seus filhos.

Na Escola Municipal Papa João XXIII, a prova mudou a rotina de 700 estudantes de 22 turmas do turno da manhã que iniciaram as atividades do dia respondendo a prova.

Boa parte dos estudantes não encontrou dificuldade nas doze questões apresentadas. "Não foi difícil, mas exigiu atenção. Acho bom fazer esse tipo de prova que vai apontar se estamos bem ou se o ensino terá que melhorar", disse a estudante Karine Frasquetti, de 13 anos.

O colega de turma Luca de Goes, também de 13 anos, encontrou dificuldade apenas em uma questão da prova, mas acredita ter se saído bem. "Essa é uma forma de medirmos até onde vai nosso conhecimento", disse Luca.

Para as pedagogas da escola a avaliação é uma forma eficiente de apontar novos pontos de partida para a evolução dos trabalhos com os estudantes. "É mais um subsídio para que a escola se reorganize e invista em novas ações", disse a pedagoga Inês Dias.

Roseane Assef, também pedagoga, considera que todo o instrumento de avaliação é importante quando ocorre de maneira unificada. "É isso o que teremos com esta avaliação que abrange toda a rede. Poderemos perceber onde estão as lacunas e a partir daí reformularmos metodologias e conteúdos", disse Roseane.

Ensino fundamental - Este será o quarto ano consecutivo em que a Prefeitura avalia o rendimento dos estudantes da rede. O número de alunos e as disciplinas avaliadas aumentaram ano a ano.  Nesta edição, serão avaliados todos os estudantes do ensino fundamental.

Para que as avaliações sirvam como um diagnóstico e apontem acertos e pontos que precisam melhorar, a Secretaria Municipal da Educação mobilizou todas as equipes pedagógicas das escolas e dos núcleos regionais. O processo de avaliação é concluído com seminário de avaliação que envolve todas as equipes pedagógicas das escolas.

Calendário das provas:

Dia 26 - Estudantes do 1º a 9º ano e EJA fazem a prova de matemática.
Dia 27 - Estudantes do 1º a 9º ano e EJA farão a prova de português. Estudantes do 2º ano fazem também a segunda etapa da Provinha Brasil.
Dia 28 - Estudantes do 1º a 9º ano farão a prova de ciências.
Dia 29 - Estudantes do 1º a 9º ano farão a prova de história.
Dia 30 - Estudantes do 1º a 9º ano farão a prova de geografia.
Dia 3 de maio - Estudantes de 6ª, 7ª e 8ª séries farão provas de inglês. Estudantes do 2º ano fazem também a primeira etapa da Provinha Brasil.

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