Segunda, 26 de Julho de 2010
O presidente da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Valente Isfer, receberá às 9h desta quarta-feira (28) o vice-prefeito da cidade japonesa de Toyama, Takamasa Hirose, e comitiva, para conhecer o funcionamento do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba.
Após a exposição técnica, o grupo deverá percorrer o Eixo Boqueirão e também a Linha Verde, onde circulam os ônibus articulados movidos por combustível 100% à base de soja.
A cidade de Toyama, com área territorial de 4.247 quilômetros quadrados e população de cerca de 1,1 milhão de habitantes, é capital da província de mesmo nome, localizada na região de Chubu, centro da principal ilha do Japão, Honshu.
A visita técnica tem como objetivo conhecer detalhes do Sistema Integrado de Transporte, a ser apresentado pelos técnicos da Urbs, porque a província, que além da capital reúne 27 municípios e seis distritos, quer dinamizar seu sistema de transporte, tomando Curitiba como exemplo.
A província, que a leste faz fronteira com s províncias de Niigata e Nagano, ao sul, com Gifu, e a oeste, com Ishikawa, é o principal pólo industrial do Mar do Japão, graças à energia barata, oriunda de sua abundância de fontes hídricas.
Araraquara - Na quinta-feira (29), às 9h30, o transporte curitibano será o tema de encontro, de técnicos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Araraquara, em São Paulo, com os da Urbs.
Araraquara, freguesia em 1817 e município desde 1833, com área total de 1 mil quilômetros quadrados, 78% deles na área urbana, abriga em torno de 210 mil habitantes, e é importante pólo universitário, industrial e prestador de serviços no interior paulista.