Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 13 de Agosto de 2010

Rede Solidária reforça atendimento a moradores de rua em Curitiba

Desde sua implantação em 2009, a Rede Solidária para o Morador de Rua da Prefeitura tem estruturado e ampliado o atendimento e ações voltadas à retirada do cidadão das ruas, articulando sua inserção em programas e ações sociais que visam sua promoção social e o resgate dos vínculos familiares.

"A Rede Solidária vem contribuindo para que pessoas em situação de rua melhorem suas condições de vida, por meio do acesso à moradia, subsídio alimentar, escolarização, inclusão em atividades culturais, de esporte e lazer, inclusão digital e acesso a documentação básica", diz o prefeito Luciano Ducci.

Coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), a Rede Solidária para o Morador de Rua atua de maneira integrada com entidades sociais e secretarias municipais, com uma ampla rede de atendimentos em unidades oficiais e conveniadas na região central da cidade.

Defesa Social e Ministério Público reforçam ações junto a moradores de rua

Atualmente a rede conveniada oferta 300 vagas para pernoite em albergues, 270 vagas em comunidades terapêuticas, que em setembro serão ampliadas em 50%, e 1.150 vagas para idosos, adultos, crianças e adolescentes para acolhimento institucional. No mês de julho, foi realizada uma média de 265 encaminhamentos diários de moradores de rua para pernoite na rede conveniada.

Com a chegada do inverno e queda das temperaturas, a FAS tem intensificado o atendimento ao morador de rua, por meio dos serviços de abordagem e encaminhamentos para a Rede Solidária para o Morador de Rua.

Em junho, o Resgate Social registrou um aumento de 30% de pessoas abordadas e encaminhadas aos albergues da cidade. Atualmente 45 educadores circulam pela cidade, no objetivo de realizar busca ativa de moradores de rua e atender às solicitações de abordagem da Central 156. Por dia essas equipes chegam a percorrer cerca de 2 mil quilômetros para identificar os casos.

Assim que são recebidas na Central de Resgate Social, as pessoas são registradas e avaliadas e, se necessário, encaminhadas para o médico de plantão no local ou para uma Unidade de Saúde 24 Horas e recebem a medicação prescrita. Quando necessário, e sempre que há concordância dos abordados, eles são encaminhados para atendimento psiquiátrico ou tratamento de dependência de álcool e drogas.

No mês de julho, a Central de Resgate Social já realizou 160 retornos familiares, 30 encaminhamentos de pessoas para o município de origem, oito encaminhamentos para unidades de acolhimento e 36 para Comunidades Terapêuticas conveniadas.

Abordagem - No objetivo de reforçar a ação da Rede Solidária para o Morador de Rua nos 75 bairros de Curitiba, a FAS conta com o Serviço de Abordagem de Rua, em que equipes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) realizam abordagens regionalizadas por meio de solicitações da Central 156.

No ano passado, as ações executadas pela Rede Solidária contribuíram para que 196 pessoas em situação de rua melhorassem suas condições de vida, por meio do acesso à moradia, subsídio alimentar, escolarização, inclusão em atividades culturais, de esporte e lazer, inclusão digital e acesso a documentação básica.

Outras 83 famílias saíram da condição de morador de rua, sendo acompanhados durante seis meses, por meio de residências inclusivas, tratamento de dependência química, retorno familiar e inclusão em serviços de acolhimento institucional.

Em 2010, a Prefeitura de Curitiba iniciou o projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), na Casa João Durvalino Borba, unidade coordenada pela FAS que oferece 60 vagas por dia para moradores de rua realizarem atividades educativas e buscarem o resgate da cidadania e a reinserção social.

Para atender as particularidades das turmas, a Secretaria Municipal de Educação (SMS) adaptou a proposta pedagógica, no intuito de oferecer aos moradores de rua a oportunidade de escolarização.

Na Praça Plínio Tourinho é desenvolvido semanalmente atividades físicas e recreativas com moradores de rua, no objetivo de estimular o convívio social e o resgate da cidadania. Esta ação também é realizada quinzenalmente na Central de Resgate Social.

A Casa da Acolhida e do Regresso, coordenada pela FAS, também atua no atendimento da Rede Solidária para o Morador de Rua. Além de oferecer orientações e encaminhamentos para albergagem aos migrantes, realiza um trabalho em conjunto com o Resgate Social, concedendo passagens de ônibus para pessoas em situação de risco que restabeleceram vínculo familiar com suas famílias e desejam retornar para suas cidades de origem. Em 2010 a unidade já atendeu 5.182 pessoas e concedeu 1.853 passagens.

Nova unidade - Entre os projetos previstos para a Rede Solidária para o Morador de Rua em 2010, está a implantação de uma segunda unidade de atendimento a pessoas em situação de rua, que será realizada em parceria com entidades sociais e oferecerá apoio as ações executadas pela Central de Resgate Social.

Para 2011, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estuda a implantação de um projeto para destinar um percentual de moradias para população de rua encaminhada pelo Resgate Social, em empreendimentos para pessoas com renda inferior a três salários mínimos.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.