Quinta, 19 de Agosto de 2010
Discutir as políticas públicas de infraestrutura e promover sugestões para melhoria das condições de planejamento urbano é o desafio da nova diretoria do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), que realizou a primeira reunião nesta quarta-feira (18), no anfiteatro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Representantes do poder público municipal, movimentos populares, universidades, organizações não governamentais e do setor produtivo, vão debater a partir o Plano Diretor e formalizar ações urbanísticas para melhor a qualidade de vida dos curitibanos.
"As reuniões do Concitiba são fóruns democráticos. Vamos discutirmos os assuntos da cidade para elaboramos resoluções e mecanismos das políticas de urbanismo, a partir de um grupo de conselheiros que representam todos os segmentos da sociedade", disse o presidente do Ippuc e do conselho, Cléver Almeida.
No encontro, os conselheiros ainda fizeram um balanço das ações já elaboradas pelo Concitiba e levadas até a 4ª Conferência das Cidades. A nova gestão ainda terá mais cinco reuniões, momento para aprofundar as discussões sobre temas específicos com os diversos segmentos da sociedade até 2012.
"É importante porque a gente contribui ativamente na elaboração de projetos de melhoria da cidade. Nós, que estamos na ponta, trazemos a realidade da cidade e a demanda da comunidade", afirmou o representante da União das Associações e Lideranças Comunitárias da Regional Portão, Aquino Silva.
Representação
Como existe pluralidade nas representações, as reuniões do conselho permitem diferentes análises e contribuem para a formulação das diretrizes da política urbana, até mesmo com a elaboração de projetos por futuros profissionais da área de arquitetura e urbanismo.
"Na academia temos uma postura crítica e esta possibilidade de conhecer as diferentes visões nos encaminha para futuras pesquisas e projetos, que vão nascer da preocupação com a cidade", disse o conselheiro representante da universidade Rivail Vanin de Andrade.
O resultado das discussões do Concitiba também poderá contribuir para o aparelhamento de ações legislativas, uma vez que, além da Prefeitura, a Câmara Municipal de Curitiba terá um representante no conselho.
"O Legislativo pode aproveitar as discussões para elaborar ações e contribuir mais efetivamente com as questões da cidade, como mobilidade urbana, habitação", disse o vereador Paulo Frote, que acompanhou a reunião.