Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 16 de Setembro de 2010

FAS participa de encontro do Ministério Desenvolvimento Social

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, participou nesta terça-feira (13) de um encontro com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. O evento teve como objetivo discutir a operacionalização das políticas de assistência social nos municípios.

“O fortalecimento dos municípios depende de uma gestão planejada, organizada e transparente”, disse Leandro Meller. “Desde 2005, a Prefeitura de Curitiba tem buscado descentralizar o atendimento, fortalecendo parcerias com entidades e trabalhando com o foco no desenvolvimento da família”.

O resultado desse trabalho tem sido reconhecido por todas as esferas e municípios. Em 2008, o Protocolo de Gestão dos Centros de Referência da Assistência Social, criado pela FAS e que visa otimizar e facilitar a implantação, estruturação e execução dos serviços dos CRAS, ganhou o 2º Prêmio Práticas Inovadoras da Gestão do programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do governo Federal.

Em 2010, foi divulgado o resultado do último Censo CRAS realizado pelo Governo Federal, que pesquisou 5.139 centros de referência em todo país. Apenas 16 CRAS foram considerados nota 10, sendo que seis deles são de Curitiba.

A pesquisa levou em conta as atividades associadas ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de um espaço físico que garanta a execução de um trabalho social com qualidade, e recursos humanos em número suficiente para atender as famílias referenciadas, além do funcionamento em oito horas diárias, durante cinco dias da semana.

A capital paranaense teve ainda 22 unidades com nota 9 e quatro com nota 8, sendo considerada a cidade com a melhor rede de CRAS do país. Para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a nota 10 representa equipamentos modelo para a rede.

Considerados a porta de entrada para todos os serviços e programas sociais, os CRAS são unidades de referência da Prefeitura para serviços, programas e projetos que visam a prevenção de situações de risco, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Inseridos estrategicamente dentro das comunidades, oferecem acompanhamento sociofamiliar, bem como serviços de acolhida e ações socioeducativas.

"Em quase seis anos, a FAS implantou 45 CRAS em Curitiba, que referenciam toda a abrangência do município", disse Leandro Meller. Além de orientação e informação, os CRAS promovem a inclusão e o encaminhamento das famílias aos programas da FAS e demais políticas sociais do município.

Na área de geração de trabalho e renda, a FAS disponibiliza 27 Centros de Qualificação Profissional Liceus de Ofícios, que oferecem 135 cursos em 14 áreas. "Os cursos ofertados atendem a demanda do mercado e a realidade social das comunidades, no propósito de facilitar a inserção no mercado de trabalho", disse Leandro Meller.

Os cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa Liceus de Ofício receberam aprovação de 98% dos alunos, de acordo com pesquisa de acompanhamento do programa, feita em novembro de 2009 pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), com 1.481 participantes do programa.

A pesquisa também mostrou que 69% dos entrevistados afirmaram que os cursos ajudaram na hora de conseguir um emprego, 51% declararam que sua renda aumentou e 86% pretendem concluir outras capacitações nos Liceus. Todos os entrevistados disseram que recomendariam os cursos a amigos e familiares.

CREAS - Em 2009, Curitiba novamente se destacou com a implantação dos nove Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). As unidades visam concentrar o atendimento voltado a famílias que se encontram em situação de risco, visando a superação da violação de direitos, fortalecimento de vínculos e inclusão social.

O fortalecimento da rede socioassistencial também recebeu atenção especial pela FAS, que busca o diálogo e parceria entre o município e entidades sociais no objetivo de planejar e direcionar ações que visem a ampliação dos serviços sociais e melhoria da qualidade de vida das comunidades.

“Para o desenvolvimento pleno das ações sociais, é necessário o trabalho em conjunto, que resulta na expansão dos serviços e uma vigilância permanente dentro das comunidades”, disse Leandro Meller. “Desta forma, conseguimos executar ações que buscam o fortalecimento pessoal, social e profissional de cada família, respeitando sua realidade e contribuindo para sua emancipação”.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.