Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 23 de Setembro de 2010

Nascem no Passeio Público macacos ameaçados de extinção

O Passeio Público de Curitiba tem novos moradores. São dois filhotes de espécies de macacos ameaçadas de extinção. Um filhote, nascido em maio, é da espécie mono-carvoeiro e o outro, que nasceu em agosto, da espécie aranha da cara preta.

O primeiro consta na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O segundo, apesar de não constar da lista, é uma espécie que sofre com a destruição do seu hábitat natural.

O nascimento dos filhotes foi motivo de comemoração para os funcionários do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba, responsável pelo monitoramento da fauna urbana da cidade, os animais domésticos e silvestres. Além da preocupação em evitar a extinção das espécies, os novos filhotes são resultado das ações dos projetos de conservação do departamento.
"Esses animais tem um grau de extinção. Por conta disso, o nascimento dos filhotes é motivo de comemoração. No caso do macaco aranha, essa é uma das poucas comunidades da espécie em cativeiro no Brasil. Sinal de que o trabalho está obtendo sucesso", destacou Marcos Traad, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba.

Os animais fazem parte do projeto nacional de conservação das espécies. E, como as espécies são originárias da Mata Atlântica, floresta úmida da costa brasileira, em caso de necessidade, os animais podem ser reintroduzidos gradativamente ao hábitat.

O macaco mono-carvoeiro é o maior primata das Américas. Um adulto macho pode chegar a 15 quilos e viver aproximadamente 40 anos.  A espécie se alimenta de folhas e frutos. Originários da Mata Atlântica, devido ao hábitat reduzido, a espécie sobrevive em remanescentes da floresta.

O macaco aranha da cara preta pode chegar a 9 quilos e vive em média 33 anos. Sua alimentação é composta por frutos, flores, folhas e sementes. No Passeio Público, vivem 7 animais da espécie, sendo 3 machos e 4 fêmeas.

Os moradores e turistas que quiserem conhecer os filhotes podem visitar o Passeio Público de terça a domingo, das 6 horas às 20 horas.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.