Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 5 de Maio de 2010

Autora infantil faz oficina de leitura e escrita em escola municipal

A escritora de livros infantis Ana Maria Gonçalves vai passar esta semana promovendo oficinas de leitura e escrita na Escola Municipal Rolândia, no Boqueirão. A autora da coleção "As aventuras de Pingo", que aborda educação e preservação ambiental, fará com os 536 estudantes dos 1º ao 5º ano diversas atividades de produção de textos, ilustrações, elaboração de gibis e minilivros.

As oficinas acontecem nos turnos da manhã e da tarde, como contrapartida social da escritora pela edição de sua coleção de livros por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, e como parte da série de projetos da escola para incentivar as crianças a lerem.

"A biblioteca da escola atrai naturalmente as crianças para a leitura mas a presença da Ana Maria em sala de aula desmistificou a figura do escritor", diz a agente de leitura da biblioteca da escola Ligia Meire Mitiano. "Em meio à curiosidade e diversão, as crianças estão reforçando o habito da leitura e motivando-se a escrever", conta Ligia que acompanha as oficinas que acontecem nas salas, na biblioteca e no pátio da escola.

Cada turma participa de uma ação. Os primeiros anos recriam desenhos depois de ouvirem as histórias. Alunos do 2º ano copiam frases e as ilustram enquanto as turmas do 3ª ano são incentivadas a produzirem gibis. Os estudantes do 4º e 5º ano dividem-se em equipes para a elaboração dos minilivros. Os exemplares são produzidos seguindo todas as etapas de um livro, da criação da história, ilustrações, produção de capa até a organização da ficha técnica com dados biográficos dos autores.

"As oficinas são uma oportunidade para ficar próxima das crianças. Mostrar a elas que, se eu posso escrever, elas também podem. É um prazer perceber alguns talentos literários nas turmas", diz a escritora Ana Maria Gonçalves.

Para as crianças, ter a escritora na escola tem sido um estímulo diferente para aprender. "É legal saber como uma escritora trabalha. Os livros da Ana são divertidos", disse a estudante Isabele Holart. Com a parceria dos colegas Victor Perez da Silva e Igor Fernandes a estudante produziu o minilivro que conta a história de um urso que aprendeu a não jogar lixo no chão.

Além de escritora, Ana Maria é roteirista e diretora de cinema. Sua coleção de livros é composta de cinco volumes de contos,  e conta a história de Pingo, um pequeno quati que nasceu no Parque Nacional do Iguaçu, de como ele se tornou muito especial e as aventuras que vive juntamente com seus amigos do Parque.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.