Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 30 de Setembro de 2010

Pela 2ª vez, filhotes de onça pintada nascem no Zoológico de Curitiba

Um casal de onça pintada é a nova atração do Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão. Os filhotes nasceram no mês junho e estão em local reservado, onde recebem cuidados especiais dos tratadores.

Segundo a administração do Zoológico, os moradores da região central e turistas poderão ver o casal de onças a partir da próxima segunda-feira (4), quando os animais serão transferidos para o recinto central.

A onça pintada consta na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

É a segunda vez que ocorre a reprodução de onças pintadas no Zoológico de Curitiba. Em 2006, outros dois animais nasceram no local. Os novos filhotes são resultado das ações dos projetos de conservação do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba, responsável pelo monitoramento da fauna urbana da cidade.

"O nascimento das onças é resultado do projeto de conservação dos animais. A reprodução é muito importante para conservação da espécie, ainda mais por se tratar de um animal que corre risco de extinção", destacou Marcos Traad, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba.

Os pais, Apolo e Angélica, foram aprendidos pelo IBAMA em Manaus (AM), e transferidos para Curitiba em 2004. Quando desembarcaram na capital paranaense, o Departamento de Zoológico realizou um trabalho diferenciado, com alimentação equilibrada e um recinto maior para as onças. Para Marcos Traad, esses foram os principais motivos do acasalamento dos animais.

"Nós tínhamos a informação de que o casal nunca tinha acasalado lá em Manaus. Além disso, eles eram mantidos em um local inapropriado. Diante do conforto e cuidados especiais que promovemos aqui, as onças estão reproduzindo", disse.

Os animais fazem parte do projeto nacional de conservação das espécies. E, caso necessário, as onças podem ser reintroduzidas gradativamente ao hábitat natural.
    
A onça-pintada é um mamífero da família dos felídeos. É um símbolo da fauna brasileira. O animal é encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Aqui no Brasil, a onça é encontrada na região da Amazônia.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.