Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 11 de Outubro de 2010

Seminário de Desenvolvimento Regional

Nos dias 25 e 26 de outubro, Curitiba sediará o Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional do Projeto OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com o apoio das Instituições de Ensino Superior ao Desenvolvimento Regional. O encontro será na Universidade Federal do Paraná.

O objetivo do evento é discutir o processo de interação entre universidade e cidadãos, e elevar a contribuição dessas instituições no desenvolvimento científico e tecnológico das regiões onde atuam, como parte do processo de construção do Sistema Regional de Inovação aumentando a produtividade e competitividade regional.

"Existe um grande esforço da prefeitura de Curitiba para consolidar o Sistema Regional de Inovação da cidade, através do programa Tecnoparque, e aproximar os acadêmicos aos interesses dos segmentos produtivos, em busca do desenvolvimento científico e tecnológico e do acréscimo dos níveis de emprego", diz o diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Juraci Barbosa Sobrinho.

A discussão ampla desse tema a partir de experiências concretas é inédita no Brasil. Esse debate significa ampliar o fomento das estratégias que afetam a imensa maioria das regiões brasileiras, que possuem em seu território instituições de ensino superior.

Algumas das instituições participantes do projeto são: UFPR, Agência Curitiba de Desenvolvimento, FIEP, SEBRAE-PR, OCDE, UTFPR, SETI-PR, CNPq e Movimento Pró-Paraná.

Juraci Barbosa Sobrinho abrirá o seminário no dia 25 de outubro, às 9 horas. Ele fará uma exposição sobre os programas e resultados alcançados pela Agência Curitiba nesses dois anos e dez meses de existência.

"O papel da Agência Curitiba como integrante do Comitê Gestor é recepcionar as deficiências e falhas relacionadas aos mercados e segmentos associados à pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e, por consequência, promover esforços para o planejamento de ações efetivas em prol do fortalecimento do Curitiba Tecnoparque", disse Juraci Barbosa Sobrinho. 

Temas

As temáticas a serem discutidas nesse seminário referem-se à contribuição das pesquisas à inovação regional, contribuição do ensino à capacitação para o mercado de trabalho regional, contribuição das universidades ao desenvolvimento social, cultural e ao desenvolvimento de uma melhor consciência ambiental além da construção de mecanismos de cooperação regional entre universidades e usuários.

Para isso, serão discutidos os trabalhos realizados pela Universidade Federal do Paraná e seus parceiros locais em colaboração com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e as experiências semelhantes ocorridas em outras localidades do Brasil, da Europa e das Américas.

"Há um ano estamos trabalhando nesse projeto e esse evento, com repercussão nacional e internacional. O encontro justifica-se não apenas pela discussão do trabalho já realizado e das formas de aprimorá-lo, mas também como instrumento de divulgação de estratégias que afetam a imensa maioria das regiões brasileiras que possuem em seu território instituições de ensino superior", afirmou Cássio Rolim, professor titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Durante o seminário, haverá sessões paralelas sobre os quatro temas do seminário abertas a todos os participantes. O seminário terá como público: pesquisadores, professores, gestores universitários e de instituições de ciência e tecnologia, empresários, gestores públicos e demais usuários das instituições de ensino superior.

A comissão do seminário aguarda o envio de material, artigos e pôsteres até o dia 18 de outubro e a confirmação de aceitação pela comissão cientifica será no dia 20 de outubro. Mais informações: www.paranaregiaodeinovacao.ufpr.br

Programação:

 

PROJETO OCDE-PARANÁ

SEMINARIO INTERNACIONAL APOIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Programação Preliminar

25 de outubro

09:00

Fernado Haddad (Ministro da Educação); Zaki Akel Sobrinho (Reitor UFPR); Carlos Eduardo Cantarelli (Reitor da UTFPR); Wrana Panizzi (Vice-presidente do CNPq); Rodrigo Costa da Rocha Loures (Presidente da FIEP); Jefferson Nogarolli (Presidente SEBRAE-PR); Juraci Barbosa Sobrinho (Agencia Curitiba de Desenvolvimento); Nildo José Lubke (Secretario de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); Jonel Chede (Presidente Movimento Pró-Paraná).

10:45

Intervalo

11:00

Projeto PARANÁ-OCDE Discussão do Relatório da Equipe Internacional

 

Jaana Pukka (cordenadora do projeto no IMHE-OCDE

12:30

Almoço

14:00

Painel Universidade e Desenvolvimento Regional

 

UNILA

 

Helgio Trindade (reitor da UNILA)

 

UNILAB (Universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira)

 

Paulo  Speller (Reitor da UNILAB)

 

UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul)

 

Zeferino Perin (presidente Fundação Araucária)

14:00

 

Sessões Paralelas

 

SP1 Contribuição das pesquisas à inovação regional

 

SP2 Contribuição do ensino à capacitação para o mercado de trabalho regional

16:00

Intervalo

16:15

Experiencias Internacionais I

 

O processo de implementação da reforma da universidade em Portugal

 

José Ferreira Gomes (Universidade do Porto; Parlamento Portugues)

 

O novo modelo de gestão da universidade portuguesa

 

Paulo Resende da Silva (Universidade de Évora)

 

 

18:00

Encerramento

26 de outubro

09:00

Experiencias Internacionais II

 

Engajamento das Universidades

 

Marilyn Wedgwood (Universidade de Manchester)

 

Interação sociedade e universidade na Europa

 

Jose Gines Mora (Universidade Tecnologica de Valencia; Universidade de Londres)

 

Interação setor produtivo e universidade -A experiencia da Fundação CYD

 

Marti Parellada (Fundación Conocimiento y Desarrollo, Barcelona)

09:00

Sessões Paralelas

 

SP3 Contribuição das universidades ao desenvolvimento social, cultural e ambiental

 

SP4 Construção de mecanismos de cooperação regional entre universidades e usuários

10:30

Intervalo

10:45

 

 

Base de dados do ensino superior brasileiro

 

Joaquim José Soares Neto (Presidente do INEP)

 

Sistema de universidades regionais de Santa Catarina

 

a ser definido

12:30

Almoço

14:00

A implementação do Problem Based Learning

 

Egon Moesby (Universidade de Aalborg)

15:30

Intervalo

15:45

Mesa redonda: ações concretas para a implementação do projeto OCDE-PARANÁ

 

coordenação UFPR

18:00

Encerramento

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.