Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 13 de Outubro de 2010

Bola Cheia especial na Semana da Criança

O programa Bola Cheia da Secretaria Antidrogas Municipal organizou uma programação especial para a Semana da Criança. As atividades começaram na sexta-feira (8), na Escola CEI Maria Marli Piovezan, no Uberaba.
Durante as atividades especiais haverá distribuição de chuteiras, tênis, uniforme do Bola Cheia, lanches,  palestras, exibição de filmes e outras ações voltadas  ao desenvolvimento socioeducativo de adolescentes em situação de risco.
O Bola Cheia atende em torno de 1,3 mil jovens no período noturno, sempre na sexta e no sábado, nas dependências de escolas municipais das nove administrações regionais da Prefeitura.
 “Estando aqui, nesses encontros, esses adolescentes estão seguros e longe das drogas”, afirma Rosana Neumann, superintendente da Secretaria Antidrogas.
 A ideia do programa é retirar o jovem das ruas durante um período da noite - das 21h à 1h da madrugada - envolvendo-o em atividades esportivas, de entretenimento, palestras, exibição de filmes, encontros com amigos.
De acordo com o coordenador do programa, Leonildo Costa, que acompanhou as atividades de sexta-feira, cada Regional possui um cadastro com cerca de 150 jovens que participam das atividades.
“O Bola Cheia, em dois anos de funcionamento, já se transformou num ponto de encontro de meninos e meninas que moram na vizinhança. Trabalham com eles monitores sociais, que são pessoas que exercem lideranças positivas na própria comunidade, técnicos da Fundação de Ação Social e professores de educação física da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer”, explica Leonildo.
 Um dos monitores sociais é a dona de casa Edina Paixão, 42 anos, mãe de quatro filhos biológicos e, como ela mesma afirma, de mais de cem “filhos” adolescentes. Conhecida como “Edina do Icaraí”, trabalha com adolescentes há mais de dez anos.
Há dois anos foi indicada pela diretora da Escola CEI Maria Marli Piovezan e pela própria comunidade para ser a monitora social local da Antidrogas, com a tarefa de organizar atividades socioeducativas com crianças e adolescentes.
Todos os anos, na Semana da Criança, Edina organiza festas com distribuição de lanches e brinquedos para crianças na comunidade do Jardim Icaraí. Neste ano, pela segunda vez, contará com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Antidrogras Municipal.   
 “Tem mães que me procuram para pedir ajuda por causa de filhos desobedientes. Muitas chegam pra mim e pedem para que eu converse com seus filhos, dizendo que só a Edina do Icaraí é quem pode dar um jeito no filho. Então, convido esse jovem para integrar o programa, faço seu cadastro e ele vem. E assim o grupo vai crescendo”, afirma.
Como outros técnicos que trabalham no programa, ela contabiliza: “cada vez que a gente traz alguém para o Bola Cheia, a gente tem a sensação de estar salvando uma família inteira”.
 O adolescente Silva (nome fictício), 14 anos, conta que para ele o programa Bola Cheia tem sido o grande ponto de encontro com pessoas que realmente gostam dele. “Os professores, os monitores, todo mundo da Prefeitura é muito legal comigo”, afirma ele ao ganhar um novo par de chuteiras, para praticar o esporte de sua preferência e da preferência nacional, o futebol.
Como ele, Ronaldo, 16 anos, também apaixonado por futebol, frequenta o programa porque é o único lugar que tem para “jogar bola”. Fã de Ronaldo, escolheu o nome do craque como apelido. Seu sonho, claro, é um dia ser também um “Fenômeno”.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.