Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 16 de Outubro de 2010

Encontro de transporte com 200 alunos de 7 universidades

Mais de 200 acadêmicos e professores de várias universidades participaram na manhã desta sexta-feira (15) do I Ciclo de Palestras sobre a experiência curitibana em planejamento urbano e transporte coletivo. O encontro, no Salão de Atos do Parque Barigui foi promovido em parceria pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) e Imap (Instituto Municipal de Administração Pública).
 “Que este seja o primeiro de muitos”, afirmou logo depois do encontro Rivail de Andrade, professor das universidades Positivo e Tuiuti. “É importante porque permite aos alunos conhecer as instituições, saber como é feito o planejamento, saber detalhes da operação do transporte, além de interagir com outras universidades e alunos de outras áreas”, disse.

Participaram do encontro alunos e professores das universidades paulistas UniAraras e PUC de Campinas, além da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Positivo, PUC e Tuiuti, das áreas de engenharia, arquitetura, geografia, geologia e biologia.

Também professora nas Universidades Positivo e Tuiuti, Jussara Maria Silva disse que os alunos entram no site da Urbs ou do Ippuc com freqüência em busca de informações. “A diferença é que, aquim,a informação não é estanque, você pode debater, fazer sugestões, esclarecer dúvidas. Estamos até mesmo pensando em sugestões de temas para outros encontros como este”, afirmou.

A gestora da área de Relacionamentos e Informações Corporativas da URBS, Regina Sorgenfrei, explica que a iniciativa nasceu da grande procura por informações nas áreas de transporte e planejamento.
“Tanto a Urbs quanto o Ippuc recebem diariamente estudantes em busca de informações técnicas para desenvolver seus trabalhos, além de grupos organizados pelas Universidades de fora, que vem até Curitiba para entender o modo como se aplica o conhecimento que os alunos adquirem nas cadeiras escolares. Neste encontro eles têm possibilidade de obter informações, conhecer pessoas que trabalham na área e ter informações que vão facilitar pesquisas futuras",disse.

A partir desta experiência, contou Regina, será feito um planejamento para realização de um Ciclo de Palestras por semestre, incluindo outras áreas como, por exemplo, Meio Ambiente.

O encontro foi aberto às 8h por Sheyla M. Lagos Santos, assessora de Relações Externas do Ippuc. Na sequência foram apresentadas as palestras sobre Planejamento Urbano de Curitiba, pela arquiteta Daniela Tahira, da Supervisão de Planejamento do Ippuc; e sobre Geoprocessamento, feita pelo engenheiro Oscar Schmeiske, do setor de Geoprocessamento do Ippuc. A palestra sobre Transporte Urbano em Curitiba foi apresentada pela técnica em transporte, Silvia Mara dos Santos Ramos, Coordenadora da Área de Relacionamento e Informações Corporativas da URBS.

Mateus Luca Rocha e Aline Metzker, alunos da Biologia da UniAraras (SP) viajaram a noite toda, quase dez horas de ônibus para participar do encontro. “Está tão interessante que a gente consegue até vencer o sono”, conta Aline. “Conhecer como se faz o planejamento de uma cidade como Curitiba, entender como funciona o transporte é algo muito interessante, um conhecimento importante para nós.

Com certeza estaremos em outras palestras como estas sempre que tivermos oportunidade”, afirmou.
Palestras - Tradicionalmente, professores universitários de diversas áreas visitam os órgãos da Prefeitura com o objetivo de conhecer melhor a experiência curitibana em transporte, meio ambiente e planejamento urbano, areas que tornaram Curitiba uma referência para cidades brasileiras e de outros países.

A arquiteta do Ippuc, Daniela Tahira, apresentou um panorama geral do planejamento urbano, resgatando sua evolução histórica. Ao citar alguns dos projetos mais recentes, destacou a Linha Verde, que está transformando uma rodovia em uma importante avenida da cidade, trazendo vantagens não apenas para o transporte e o sistema viário, mas principalmente fomentando o desenvolvimento de uma extensa região da cidade, que antes estava dividida pela estrada.

Ela falou ainda das diretrizes previstas no Plano Diretor Multimodal, que deverá retirar de dentro de Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, o ramal ferroviário que hoje divide as cidades. As alternativas estudadas ainda precisarão ser analisadas do ponto de vista técnico, econômico e ambiental.

Oscar Schmeiske, que coordena a area de geoprocessamento do Ippuc, falou da importância das ferramentas de geoprocessoamento para o planejamento urbano e destacou a evolução  destas ferramentas ao longo do tempo. Ao detalhar o Sistema de Informações Geográficas usado atualmente, explicou sua importância para o mapeamento de equipamentos da cidade, a confecção de mapas, a seleção da melhor posição para a implantação dos equipamentos públicos, entre outros aspectos.

O especialista do Ippuc lembrou que, no planejamento, o olhar está sempre voltado ao futuro.
“Pensamos daqui a 10, 15, às vezes 20 anos pra frente”, disse ele. O especialista enfatizou ainda que, tecnicamente, quanto mais precisos os dados disponíveis, melhores os resultados para quem planeja e também para a população beneficiada com cada novo equipamento. 

A técnica em transporte, Silvia Mara dos Santos Ramos apresentou a trajetória e os avanços do sistema de transporte curitibano. Implantado na década de 70, o sistema se tornou modelo para cidades de vários países em todo o mundo. À época inédito, o sistema é formado por eixos de transporte, que os curitibanos conhecem como canaletas, e linhas alimentadoras e complementares que permitem a integração física, em terminais e estações tubo. Com isso, em Curitiba é possível usar vários ônibus pagando apenas uma passagem.

Silvia também apresentou a Linha Verde, o novo corredor de transporte inaugurado no ano passado e iniciativas que estão ampliando a capacidade do sistema, como o alargamento de canaletas para implantação de linhas diretas como foi feito neste ano com o Ligeirão Boqueirão. O objetivo é levar o Ligeirão para os demais eixos de transporte.

Após a visita, os estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da PUC de Campinas, por exemplo, terão o desafio de traçar um comparativo entre a cidade onde moram e Curitiba. O trabalho faz parte do plano de estudo proposto pela professora Maria Amélia Azevedo Leite. 

“Já estive em Curitiba muitas vezes para trazer estudantes, além de renomados especialistas. Sabemos que Curitiba também tem problemas, como toda cidade, mas o que queremos é que estes jovens possam pensar quanto do problema a cidade ainda não tem justamente porque Curitiba teve um processo de planejamento sistemático. Essa é a diferença entre Curitiba e muitas outras cidades. É também por isso, que podemos comparar Curitiba, em algumas áreas, a cidades como Zurich ou Lisboa”, disse.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.