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Quarta, 20 de Outubro de 2010

Isenção para 2 milhões de idosos por mês

Dois milhões de idosos, em média utilizam por mês o Sistema Integrado de Transporte da capital isentos do pagamento da tarifa. O número equivale a 7,4% do total de passageiros do sistema por mês - 26,5 milhões. A isenção da tarifa é uma das políticas públicas da Urbanização de Curitiba S/A - Urbs voltadas especialmente para os idosos.

“A Urbs antecipou-se ao Estatuto do Idoso (aprovado pelo Senado em 2003) e começou a distribuir os cartões-transporte em 2002, quando da implantação da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte”, lembra Edson Berleze, gestor de Fiscalização do Transporte Coletivo da Urbs.

De março de 2002 a junho de 2010 foram emitidos 169.396 cartões-transporte para idosos isentos do pagamento de tarifa no sistema de Transporte. Antes da bilhetagem automática entrar em vigor, a identificação dos idosos usuários de ônibus era feita com a apresentação da carteira de identidade.

Vagas exclusivas – Além da isenção da tarifa, os idosos têm direito a vagas exclusivas no Estacionamento Regulamentado (EstaR). Das 8.790 vagas do EstaR existentes na cidade, 358 são exclusivas para idosos.

Essas vagas só podem ser utilizadas mediante a apresentação de adesivo colado no painel do veículo, uma credencial fornecida pela Urbs e válida em todo território nacional.

Até o fim de setembro foram emitidas 34.120 credenciais. O documento com o nome do idoso é intransferível e, quando
usado em vaga exclusiva do Estacionamento Regulamentado, deve estar acompanhado obrigatoriamente do cartão do EstaR. De janeiro a julho de 2010, a Urbs emitiu 5.795 autos de infração por uso irregular de vagas para idosos.

A Urbs prevê ainda 14 vagas exclusivas para idosos nos dois estacionamentos pagos da Rodoferroviária de Curitiba, além de outras sete em pontos externos do terminal.

Bancos preferenciais – Os idosos têm também bancos preferenciais nos ônibus da Rede Integrada de Transporte. A legislação determina que 10% do total dos bancos disponíveis nos ônibus públicos sejam preferenciais para idosos. Em Curitiba, a Urbs destina 20% do total aos maiores de 65 anos.

E a atual infraestrutura dos terminais e estações-tubo oferece segurança aos idosos, com corrimões, rampas e elevadores para pessoas com dificuldade locomotora, além de sinalização horizontal e vertical, como placas de orientação e faixas de segurança para travessias seguras.

Outra comodidade ofertada aos idosos é a sequência de mensagens, em todos os ônibus expressos e nos ônibus das Linhas Diretas, anunciando as estações para embarque e desembarque numa determinada linha.
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