Segunda, 25 de Outubro de 2010
O prefeito em exercício João Cláudio Derosso esteve reunido com o governador Orlando Pessuti, nesta segunda-feira (25), no Palácio das Araucárias, para discutir os projetos em andamento para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O encontro reuniu também vereadores, secretários municipais e estaduais.
Nesta terça-feira (26), serão votados na Câmara Municipal os projetos enviados pelo prefeito Luciano Ducci sobre o potencial construtivo para conclusão da Arena e sobre isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para a FIFA, em razão da Copa 2014.
"Esse encontro mostra que a integração entre Prefeitura e Estado para obras na cidade segue muito bem. O projeto Copa do Mundo não é apenas de Curitiba, mas do estado do Paraná inteiro", disse João Cláudio Derosso.
Os vereadores irão votar na terça-feira o projeto para o uso de potencial construtivo em projetos específicos de programas de incentivo ao esporte. O projeto prevê a disponibilização de até R$ 90 milhões em incentivo construtivo, recursos que serão captados na iniciativa privada para as obras na Arena.
A realização da Copa em Curitiba trará vários benefícios para a população. Obras de mobilidade no trânsito já estão sendo realizadas pela Prefeitura. O PAC da Copa também inclui obras como o corredor Aeroporto - Rodoviária e as revitalizações das avenidas Marechal Floriano e Cândido de Abreu.
"Precisamos que as propostas de leis que enviamos para a Câmara e para a Assembleia Legislativa sejam analisadas o mais rápido possível independentemente de estarmos num governo de transição. A Copa do Mundo não pode esperar", disse o governador Orlando Pessuti.
"Tivemos hoje um almoço de confraternização. O governador Orlando Pessuti sempre teve um bom relacionamento com a Câmara e a Prefeitura", disse o vereador Mário Celso Cunha, líder do governo na Câmara.
O gestor de Curitiba para Copa, Luiz de Carvalho, e o secretário especial do Comitê para Assuntos da Copa do Mundo, Algaci Túlio, também participaram do encontro.
Mercosul – O prefeito em exercício João Cláudio Derosso recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), na sede da Prefeitura de Curitiba, dois representantes do Comitê Latino Americano de Parlamentos Municipais – o presidente Juan Francisco Eustathion e o secretário executivo Juan Enrique Peirano Elutchanz, além dos vereadores Renata Bueno e Celso Torquato, presidente em exercício da Câmara.
“Viemos divulgar o Congresso Latino Americano de Parlamentos Municipais, que será realizado de 9 a 12 de dezembro, em Puntal del Este, no Uruguai, e convidar o prefeito em exercício a participar do evento”, explicou Eustathion, presidente do Comitê e vereador do município de Tacuarembó, no Uruguai.
“O Comitê é composto por representantes dos quatro países do Mercosul, além do Chile, e seu papel é discutir políticas públicas relativas às cidades e ao municipalismo. O Comitê também busca seu espaço no Parlamento do Mercosul”, disse a vereadora Renata Bueno, apontando as áreas da segurança, trânsito e direitos humanos como comuns às cidades do Mercosul.
Também participou do encontro o 1.º vice-presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam), Relindo Schlegel.
AAPC – Derosso recebeu ainda a visita do presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Manoel Euphrásio de Carvalho Oliveira Júnior, e do engenheiro Mário Ogama.