Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 29 de Outubro de 2010

Prefeitura termina limpeza de 120 km de rios

Com a limpeza de 1.500 metros do canal de drenagem da rua General Luiz Carlos Tourinho, no Campo de Santana, a Prefeitura de Curitiba completa a limpeza de 120 quilômetros de leitos de rios e canais extravasores da cidade. Estas obras integram o plano de prevenção de alagamentos, que mantém limpas galerias e bacias da cidade, para enfrentar as chuvas de grande intensidade previstas no verão.
 
“Há cinco anos, a Prefeitura trabalha preventivamente para evitar alagamentos causados pelas chuvas de verão. Esta política acontece em paralelo com os investimentos na expansão da rede de drenagem da cidade, cujos investimentos beiram a R$ 9 milhões”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Desde 2005, a administração municipal investiu R$ 90 milhões em obras de prevenção a enchentes.

Nesse período, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas fizeram a limpeza nas margens de rios da cidade numa extensão de 875 quilômetros.
 
Somente no mês de outubro, a Prefeitura executou 86 obras na rede de drenagem da cidade. Entre as obras estão as limpezas dos principais canais de escoamento de águas pluviais dos bairros Tatuquara e Campo do Santana. Foram mais de 10 quilômetros, em que as equipes retiraram lixo jogado em galerias e rios, além de recuperar as margens e retirar o sedimento do fundo do extravasor.

Desde o início do ano, o Departamento de Pontes e Drenagem já coletou mais de 180 toneladas de lixo dos rios e galerias. Normalmente, encontram-se sacos de lixo, pneus, material de construção, além de sofás, geladeiras e carcaças de carros. “É grande a quantidade de lixo jogado dos rios, que prejudicam o escoamento das águas da chuva, afetando a população, com alagamentos”, afirmou diretor de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer Filho.

Outro problema que atrapalha o escoamento das águas é o assoreamento de rios e canais e o crescimento de vegetação. Já foram mais de 120 quilômetros de roçada e limpeza de rio, como os quatro quilômetros do canal de drenagem do Boqueirão, concluído esta semana. Esta obra vai acabar com pontos de alagamentos que estava acontecendo no fim da rua das Carmelitas.

Também estão em andamento as limpezas do córrego Jardim Natália e do canal do Atuba, no Cajuru.

Nas duas obras a Prefeitura está recuperando as margens de rios e fazendo a remoção do lixo.

Outra ação para melhorar o escoamento das chuvas é a construção de novas galerias pluviais. Neste ano, já foram construídos 27 quilômetros de novas galerias. As obras acontecem em paralelo a pavimentação de novas ruas.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.