Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 3 de Novembro de 2010

Cohab faz obras de drenagem e pavimentação na Vila Parolin

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) realizou obras de drenagem e pavimentação nas ruas Chanceler Lauro Muller e a Antônio Parolin, na Vila Parolin. As obras fazem parte do projeto de revitalização que a Prefeitura de Curitiba está executando na Vila Parolin e que beneficiará 1.507 famílias.

A revitalização da Vila Parolin integra o programa de urbanização de favelas e reassentamento de famílias em situação de risco, realizado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Governo Federal.

É o mais amplo programa de urbanização já realizado em Curitiba, com atuação simultânea em 43 vilas e benefícios para mais de 12 mil famílias.

A rua Chanceler Lauro Muller passou por uma completa transformação no trecho que corta a Vila Parolin; o que antes era uma viela de antipó tornou-se uma importante via de ligação pavimentada com asfalto definitivo e rede de drenagem pluvial. Além de ser muito estreita, com apenas 5 metros de largura, a rua estava com o pavimento deteriorado.

Ampliada, a via ficou com uma caixa de 16 metros de largura, o que possibilitou a implantação de passeio dos dois lados, além da pista de rolamento com 7 metros que dá passagem para dois veículos e mais uma faixa de estacionamento.

A reforma foi feita no trecho entre as ruas Brigadeiro Franco e Rio Vila Guaíra, que margeia o córrego que corta a Vila Parolin. Foram pavimentados com asfalto definitivo 330 metros de pista, o que representa quatro quadras.

“A região do Parolin ganha mais uma intervenção importante, que dá sequência à transformação que está ocorrendo no local. Conforme o projeto avança, a vila vai perdendo a feição de favela para se integrar totalmente ao bairro e ao restante da cidade. Esta mudança de situação eleva a autoestima dos moradores”, afirma o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.

Antes da obra, a viela permitia a passagem de apenas um carro por vez. Caminhão do Corpo de Bombeiros e da coleta do lixo não conseguiam chegar ao local. Agora a realidade é outra, com espaço para veículos grandes e para o fluxo de carros nos dois sentidos. Os postes de luz foram realinhados em um dos lados da via, o que proporcionou ganho de espaço.

A rua não tinha drenagem e, por estar localizada em uma região muito íngreme, foi necessário a construção de uma escada hidráulica para escoar a água das chuvas. Anteriormente a Cohab já havia implantado a rede de drenagem e executado a pavimentação de 200 metros da rua Antônio Parolin, também nas proximidades.

Ambas as obras foram de execução complicada, uma vez que o solo da região é de baixa resistência. Foi preciso retirar todo o material do antigo pavimento para reforçar a base do asfalto novo.

A urbanização

A urbanização da Vila Parolin beneficia 1.507 famílias, das quais 677 serão atendidas com reassentamento e outras 830 com obras de urbanização. O reassentamento está sendo feito em etapas – 157 famílias já foram reassentadas até o momento.

As obras de urbanização incluem também a construção de uma escola com 14 salas de aula e a recuperação ambiental do rio Vila Guaíra, hoje comprometido pela ocupação indevida das margens. O investimento total é de R$ 43,4 milhões.

A Vila Parolin é uma das mais antigas áreas irregulares da cidade, surgida no início da década de 50. O começo da ocupação, de acordo com moradores antigos, se deu ao longo da antiga via férrea – um ramal da Rede Ferroviária Federal que cortava a região Sul da cidade, hoje desativado. Com o tempo, a ocupação se expandiu para outros terrenos próximos e se consolidou.
 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.