Domingo, 7 de Novembro de 2010
Sistema de videomonitoramento é parte da preparação para a Guarda atuar em grandes eventos, como a Copa das Confederações 2013 e o Mundial 2014
Um grupo de 20 guardas municipais recebeu, nesta sexta-feira (05), o diploma de conclusão do curso de segurança eletrônica. Parceria da Secretaria Municipal de Defesa Social com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a iniciativa preparou os guardas inclusive para operar o sistema de videomonitoramento que já está em funcionamento no eixo central da capital.
O secretário de Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, explicou que o treinamento faz parte da preparação da Guarda para atuar em grandes eventos, em especial a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Hoje é difícil imaginarmos a segurança pública sem o vídeomonitoramento. Agradecemos muito a Universidade pela parceria. Muitos criticam a segurança pública, mas poucos se predispõem a colaborar”, disse.
O curso iniciou no dia 10 de agosto e foi concluído no dia 29 de outubro. Foram 120 horas/aula, sendo 80 em sala e outras 40 de estudos técnicos, com os professores do Departamento de Eletrônica da UTFPR. Os guardas receberam conteúdo de infraestrutura, análise, manutenção e resolução de problemas de equipamentos ligados em rede.
O gerente de organização da Defesa Comunitária, Supervisor Antonio Carlos Alves de Andrade, um dos propositores do curso, explicou que o conhecimento adquirido será repassado para outros integrantes da Guarda. “Para se trabalhar com segurança é preciso ter conhecimento em informática. Os guardas que fizeram o treinamento irão multiplicar os conhecimentos para os colegas”, afirmou.
Atualmente, o sistema de videomonitoramento abrange 88 aparelhos, sendo 45 nas vias públicas da área central da cidade e 43 nas Ruas da Cidadania e no Parque Barigui.
Depois de ser homenageado pela Guarda e pela Secretaria de Defesa Social, o vice-reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa, agradeceu a parceria. “Estamos sempre buscando novos caminhos para ajudar a comunidade. Nos sentimos orgulhosos de poder contribuir com a segurança dos curitibanos”.
Para o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Nicolau Afonso Barth, todos têm a ganhar com este trabalho conjunto. “Este não é um ganho apenas para a universidade ou para a Guarda; é um avanço para os cidadãos de Curitiba, que poderão se sentir mais seguros”, concluiu.