Domingo, 7 de Novembro de 2010
O prefeito buscou o apoio do Governo Federal para a produção do Hibribus, projeto de ônibus com dois motores, a diesel e elétrico
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, reuniu-se na última quinta-feira (4), em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende. Acompanhado do presidente da Volvo Bus América Latina, Luís Carlos Pimenta, o prefeito buscou o apoio do Governo Federal para a produção do Hibribus, projeto de ônibus da Volvo com dois motores, a diesel e elétrico.
O projeto de lançamento no Brasil do ônibus híbrido tem a parceria da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Volvo do Brasil, Nórdica Veículos e Fundação Clinton. Desenvolvido pela Volvo na Suécia, o novo veículo já foi testado na linha Interbairros 2, de forma experimental. Curitiba é a primeira cidade brasileira a testar o modelo, que poderá ser implantando na capital para a Copa de 2014.
Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o sistema híbrido prevê uma redução de até 90% na emissão de poluentes, em comparação com ônibus com motor Euro III, e nenhuma poluição sonora uma vez que, segundo o fabricante, não há emissão de ruídos no arranque do motor. Além disso, proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%.