Onde fica
Localização
Endereço:
Rua Professor Benedito Conceição, 407
Complemento: Esquina com a Rua Professor Nivaldo Braga
Bairro: Capão da Imbuia
Cidade:
Curitiba
Estado:
PR
Veja detalhes de COMO CHEGAR.
Rua paralela: Frederico Stadler Júnior
Rua paralela: Cel Arthur Ferreira de Abreu
Rua Transversal: Professor Nivaldo Braga
Rua Transversal: Ronald José Carboni
Locais Próximos: - Estádio Pinheirão;
- Praça Oatre Brambilla;
- Praça Mansueden dos Santos Prudente;
- Terminal do Capão da Imbuia - seguir pela Rua Prof. Nivaldo Braga (cerca de quatro quadras até o Museu).
ônibus que param no terminal: Linha Direta Pinhais/Campo Comprido (Praça Tiradentes); Biarticulado Centenário/Campo Comprido; Biarticulado Pinhais/Rui Barbosa; Ligeirinho Inter 2; Interbairros II; - Acesso pelas ruas: Avenida Nossa Senhora da Luz; Rua Victor Ferreira do Amaral; Rodovia Régis Bittencourt; Rua José Veríssimo; Av. Pres. Affonso Camargo; Rodovia Curitiba Paranaguá.
Como chegar de ônibus
- Interbairros II ( Anti-horário)
- Interbairros II (Horário)
- Cajuru
- Araguaia
- Maracanã - Capão da Imbuia
Informações gerais
Fotos
Fotos Bosque Capão da Imbúia - Museu de história natural (Clique na foto para ampliar)
Sobre Bosque Capão da Imbúia - Museu de história natural
O bosque, criado em 1981, tem uma área de 42.417 m², contendo grande espaço de lazer, rico em informações sobre a fauna e a flora. Conta com o Museu de História Natural, onde são desenvolvidas pesquisas sobre o meio ambiente, focado nos animais ameaçados de extinção. As pesquisas abrangem o cadastro das espécies terrestres e aquáticas que compõem o ecossistema local. No museu são expostos animais empalhados em vitrines temáticas, imitando seu ambiente natural, por meio de dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados, além de fósseis, aves, moluscos e um aquário com peixes provenientes da bacia do Rio Iguaçu. Apresenta, também, trilha de 400 metros de extensão em meio à floresta de Araucárias, com 12 vitrines expositivas com espécies da fauna e da flora de quatro diferentes ecossistemas: Floresta com Araucária, Floresta Atlântica, Cerrado e Banhado. Pode-se encontrar durante o passeio pela passarela elevada cutias (pequenos roedores) que vivem soltas no bosque e são distribuidas para os demias parques de Curitiba. No local, podem ser realizadas visitas orientadas, num programa de Educação Ambiental focado nas escolas da Cidade. Fica disponívelno museu acervo didático para empréstimos - kits didáticos com diferentes temas, animais em meio líquido e animais taxidermizados, acompanhados de apostilas explicativas. O atendimento às escolas deve ser precviamente agendado.Fauna: são encontrados, vivos no bosque: tiriva, grimpeirinho, arredio, canário-da-terra, pássaro-preto, morcego, cutia, ouriços cacheiro, caxinguelê, entre ontros, além dos animais empalhados.Flora: o bosque abriga imbuias, canelas e pinheiros centenários e pitangueiras.*O Horário disposto no site refere-se ao horário de visitas no Museu de História Natural.
Atrativos
- Museu de História Natural;
- Caminho das Araucárias - trilha de 400 metros de comprimento por dentro de um bosque natural de araucárias, com mata densa, onde 12 vitrines e painéis, ao longo da trilha, mostram as relações entre fauna e flora numa floresta;
- animais empalhados, tais como: lobo guará, onça pintada, ema, entre outros.